Entre os expositores da Fenim Fashion, exposição de moda primavera e verão 2025-2026, que vai até esta quinta-feira no Expocentro Balneário Camboriú, chama a atenção o modelo de negócio da HCM Representação, do empresário Carlos Bertoldi, de Jaraguá do Sul. Ele representa cerca de 160 marcas de moda de pequenas empresas de Santa Catarina junto ao mercado varejista brasileiro. Apesar de obstáculos como os juros altos, ele está otimista para a próxima temporada e prevê crescimento de vendas.

Continua depois da publicidade

O empresário que atua com representação comercial há 18 anos, destaca que o êxito do seu trabalho é fazer conexões entre pequenas ou médias confecções catarinenses com comerciantes de todo o Brasil. A empresa tem escritório em Jaraguá e show room em Brusque e São Paulo. Ele conta que o sucesso está na relação de confiança de saber fornecer o produto que o mercado deseja.

Veja mais imagens do movimento no estande da HCM na Fenim Fashion:

– Eu sempre faço duas perguntas para um cliente novo: você quer produto de qualidade ou quer preço mais acessível? Eu tenho os dois. O produto com qualidade, com mais valor agregado, tem um preço maior. Então, eu acredito que o nosso sucesso é a transparência com o cliente, transparência no pós-venda e assessoria – revela Carlos Bertoldi.

O empresário observa que Santa Catarina é reconhecido como um estado que fabrica produtos de qualidade, em especial a malharia 100% algodão. O Estado também é o maior polo de moda do Brasil.

Continua depois da publicidade

– Santa Catarina tem todo tipo de produto, mas se destaca mesmo na malharia. Os catarinenses são mestres na malharia 100% algodão. São produtos que o brasileiro gosta muito porque a maioria usa roupa informal – explica o empresário.

Carlos Bertoldi revela que a empresa HCM tem crescido anualmente. A demanda é tão grande no Brasil que ela não consegue atender. Um dos motivos é a falta de pessoas qualificadas. Ele também destaca que está acontecendo um crescimento acelerado nas vendas por e-commerce. O consumidor jovem do país está preferindo comprar pela internet.

Leia também

“O Complexo Jorge Lacerda é o coração de uma cadeia produtiva”, diz presidente da ABCS

Almeida Junior apresenta projeto residencial bilionário junto ao Continente Shopping

Maior festa alemã das Américas ganha o Oktoberfest Summit, evento econômico paralelo

“Temos mais de 230 empresas atuando no Brasil”, diz cônsul da Noruega sobre negócios

Starturp de SC da área de IA é convidada para expor no Web Summit Lisboa 2025