Com o objetivo de atrair investimentos ao Estado e incentivar novos negócios, com especial atenção a municípios com baixo IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), o governo de Santa Catarina lançou, na tarde desta segunda-feira, o grupo de trabalho GT Invest SC. O decreto foi assinado pelo governador Carlos Moisés, pelo novo secretário de Desenvolvimento Econômico Sustentável Luciano Buligon, o subchefe da Casa Civil Juliano Chiodelli e pelo secretário executivo do Meio Ambiente, Celso Albuquerque. Também acompanharam o evento os secretários de Estado da Fazenda, Paulo Eli e de Assuntos Internacionais, Daniella Abreu, e, também, o presidente da Federação das Indústrias do Estado (Fiesc), Mario Cezar de Aguiar.

Continua depois da publicidade

Carne bovina ficou 50% mais cara no último ano; entenda os motivos

Essa iniciativa do governador Moisés consiste numa recriação da Investe SC, agência de atração de investimentos do Estado criada em 2015 numa parceria governo e Fiesc, e que foi fechada por ele mesmo quando assumiu o governo em 2018, sob o argumento de reduzir custos. A retomada desse trabalho é bem-vindo por ser estratégico para o desenvolvimento de um estado com uma economia pujante e diversificada como a catarinense.

A lista de funções para a Invest SC inclui identificar fontes de financiamentos para investimentos e investidores potenciais, criação de um banco de oportunidades para investimentos e suporte para a instalação de negócios no Estado.

Também foi criado um núcleo institucional para apoiar o trabalho do Invest SC que terá entre as atribuições acompanhar os trabalhos e dar sugestões de medidas para ampliar o desenvolvimento regional.

Continua depois da publicidade

O que se espera, agora, é que a Invest SC tenha continuidade para que SC conte com um órgão permanente para atração de investimentos. Precisa também de pessoas especializadas para desenvolver esse trabalho estratégico.