nsc
nsc

Exemplo de gestão

Estônia, país mais digital do mundo, realiza missão virtual para prefeitos de SC

Compartilhe

Estela
Por Estela Benetti
22/09/2021 - 17h36 - Atualizada em: 23/09/2021 - 01h13
Tallin, capital da Estônia, onde um dos raros serviços não digitais é o casamento
Tallin, capital da Estônia, onde o único serviço não digital é o casamento (Foto: Dreamstime, divulgação)

A Estônia, país do Leste europeu considerado o mais digital do mundo, inicia nesta quinta-feira missão virtual sobre gestão pública para prefeitos e outras lideranças de Santa Catarina que participam do programa Cidade Empreendedora, do Sebrae/SC. Serão ministradas palestras com lideranças do governo, instituições e empresas estonianas. O encontro desta quinta-feira é o primeiro de 10 sobre o país de 1,324 milhão de habitantes que tem 99% dos serviços públicos oferecidos de forma digital.

Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

O co-fundador do Estônia Hub, Raphael Fassoni, que também é consultor internacional, em palestra realizada no Fórum Estadual de Secretários e Encontro Estadual de Agentes de Desenvolvimento, realizado pelo Cidade Empreendedora em Florianópolis no começo deste mês, explicou que o único serviço que não é digital no país é o casamento. Segundo ele, não é por ser impossível de realizar virtualmente, e sim porque o governo avaliou que essa é uma tradição cultural em que a relação pessoal deve ser valorizada. A Estônia também se destaca mundialmente pelo estímulo ao empreendedorismo, já que lá é possível abrir uma empresa em duas horas, a partir de qualquer lugar do mundo. O ecossistema de startups também é referência mundial. O pequeno país, ex-republica soviética, conta com mais de 1.200 Startups e sete unicórnios. De acordo com o gerente de desenvolvimento regional do Sebrae/SC, Paulo César Sabbatini Rocha, foram essas referências e resultados do país europeu que fizeram com que o Sebrae buscasse essa parceria.

O co-fundador da Estônia Hub, Raphael Fassoni, falou em evento de SC este mês
O co-fundador do Estônia Hub, Raphael Fassoni, falou em evento de SC este mês
(Foto: )

- Queremos oferecer aos municípios catarinenses a oportunidade de aprender com os grandes cases mundiais. A Estônia é referência em todas as esferas que envolvem a gestão pública, desde a educação, passando pela desburocratização, sistema tributário, que é considerado o mais competitivo do mundo, e até mesmo com modelos de parcerias público-privadas. Essa Missão Cidade Empreendedora Estônia busca capacitar as nossas lideranças para que eles consigam se inspirar no case europeu e inovar também aqui em Santa Catarina. Além, é claro, de que essa é uma oportunidade de gerar networking, abrindo oportunidades para parcerias e negócios- explica Paulo Sabbatini. Os 10 encontros serão até o final do ano, com tradução simultânea e possibilidade de interação direta com os palestrantes. Na estreia desta quinta, será mostrado como funciona a digitalização do pais. Na sequência, será destacado como funcionam os programas de mentoria e aceleração de startups no país, a trajetória e as lições da transformação digital pública da Estônia, o sistema tributário mais simples e competitivo do mundo, a inovação e as estratégias de Talin, capital do país e cidade mais digital do mundo.

O programa Cidade Empreendedora de Santa Catarina conta, atualmente, com 72 municípios participantes e é voltado à melhoria da gestão pública em todos os aspectos. Entre os líderes que participarão da missão está Arão Josino, jovem prefeito de Ascurra, no Vale do Itajaí.

- A nossa cidade é pequena e tenho como meta fazer uma gestão inovadora. Quero provar que é possível transformar a realidade local com bons projetos e boas ideias. Para isso, é fundamental olhar para o lado e aprender com quem está fazendo diferente, sejam municípios vizinhos, de outros estados e, nesse caso, outros países – diz Josino que quer tornar Ascurra uma cidade referência para empreendedorismo.

Estela Benetti

Colunista

Estela Benetti

Especialista na economia de Santa Catarina, traduz as decisões mais relevantes do mercado, faz análises e antecipa tendências que afetam a vida de empresários, governos e consumidores.

siga Estela Benetti

Estela Benetti

Colunista

Estela Benetti

Especialista na economia de Santa Catarina, traduz as decisões mais relevantes do mercado, faz análises e antecipa tendências que afetam a vida de empresários, governos e consumidores.

siga Estela Benetti

Mais colunistas

    Mais colunistas