É em meio a uma grande transformação tecnológica e de vida causada pela pandemia do novo coronavírus que a Ibagy Imóveis, empresa líder no setor de locação na Grande Florianópolis, completa 50 anos de atividades terça-feira, dia 15 de setembro. Fundada pelo empreendedor Ady José Ibagy e hoje dirigida pelos filhos Leandro Ibagy e Luciane Ibagy Búrigo, a empresa acelerou adoção de tecnologias digitais durante a pandemia, quando fechou 4 mil contratos online. O êxito de cinco décadas foi possível com gestão de excelência em todas atividades, confiança dos clientes e dedicação da equipe. A empresa administra hoje 12 mil imóveis e tem 190 colaboradores. Nesta entrevista, Leandro Ibagy fala também do avanço de tecnologias digitais na empresa e das mudanças do mercado com a pandemia. 

Continua depois da publicidade

Como a Ibagy Imóveis chegou aos 50 anos de atividades?

– Existem muitos valores e princípios engajados na trajetória de 50 anos de existência da nossa empresa. Hoje, na direção convivemos com três gerações, mas, o profissionalismo é intenso e cobrado firmemente na gestão. A Ibagy administra atualmente uma carteira de 12 mil imóveis na Grande Florianópolis. Somos efetivamente gratos pela confiança dos nossos clientes e por contarmos com 190 colaboradores entusiasmados em bem servir. Este, sem dúvidas, o nosso maior patrimônio. Somos cativados por saber que muitos clientes nos acompanham desde os primeiros dias daquele 15 de setembro de 1970.

Fintechs ajudam a parcelar aluguel em tempos de pandemia

Um dos destaques no mercado de locação é o uso de tecnologias digitais. Quais foram as principais soluções que a empresa adotou na pandemia?
– Acreditamos no que chamamos de solução híbrida. Aqueles que desejam serem atendidos no modelo tradicional, as nossas cinco agências na Grande Florianópolis cumprem o papel do atendimento presencial. Aquele contato que aproxima as pessoas. Contudo, o outro pilar é a jornada digital. É proporcionar ao cliente visitar o imóvel pelo tour virtual ou on line e permitir que tudo se estabeleça pelo canal tecnológico. Assim, a análise de cadastro, assinatura de contrato e vistoria foram possíveis neste modal. Durante a pandemia, onde as agências ficaram literalmente fechadas, muitas locações se formaram neste conceito. O importante é estarmos próximos, acessíveis e conectados aos nossos clientes, independente do canal por eles escolhido.

Entre as inovações está a possibilidade de alugar sem fiador, pelo cartão de crédito. O que essa mudança representa para as pessoas que alugam imóveis?
-A Ibagy utiliza de todas as formas previstas em lei para construção da locação. O modelo do cartão de crédito vem atendendo 35% dos nossos clientes. A análise é online e em questão de minutos podemos avançar na locação. Seu custo é extremamente interessante e absorve aqueles clientes que desejam ser o “fiador” do seu próprio cadastro. Nossa parceria com a Credpago tem se fortalecido e somos hoje um dos principais agentes de negócios no Brasil.

Quais foram os maiores obstáculos enfrentados pela empresa em função da pandemia e como estão sendo superados?
-Sem dúvidas, fechar as portas físicas foi um dos grandes obstáculos. Contudo, já estávamos estudando esta possibilidade algumas semanas antes do lockdown. Quando foi determinado, viramos a chave e grande parte da empresa foi transferida para o home office. Não ficamos um minuto sequer offline. Ao contrário abrimos ainda mais o nosso portal para que tudo pudesse ser por ali tratado. Em abril e maio, momentos mais complexos da crise, negociamos mais de 4 mil contratos. Nosso time se empenhou em cumprir o legítimo papel de intermediar. Fomos exitosos em 99% dos casos o que demonstrou o nosso afinco em acertar e a maturidade dos nossos clientes na composição harmônica dos interesses de lado a lado.

Continua depois da publicidade

Que imóveis são mais procurados para locação e para compra na Grande Florianópolis?
A pandemia trouxe algumas mudanças significativas neste target. As casas, por exemplo, tiveram uma enorme procura, independente da região em que se situam. Um espaço físico privado e seguro foi neste ambiente cobiçado. No mais os movimentos foram para atender um novo conceito econômico com uma redução no custo do aluguel com um imóvel menor ou mais afastado ou o oposto. A figura do home office também ampliou a necessidade de um espaço mais confortável na residência. Assim, o que se verificou neste período foi a natural acomodação de novas moradias de acordo com as necessidades dos locatários.

O juro baixo está levando mais pessoas a adquirir imóvel como investimento. Vocês estão sentindo esse movimento?
-Indiscutivelmente, o reduzido patamar da taxa de juros é de fundamental importância para o crescimento da venda de imóveis no Brasil. O brasileiro não está acostumado a uma remuneração tão baixa do seu recurso. Logo surgiu o mantra da “renda fixa pela perda fixa”. Assim dois caminhos de abrem nesta jornada. Investir em ações, com a natural oscilação deste mercado, ou investir em imóveis. Seguramente muitos estão optando pelos imóveis pela “concretude” desta atividade. A rentabilidade da locação está superando com folga as taxas de juros. Adicionalmente existe uma forte tendência dos imóveis voltarem a se valorizar em alguns anos. Estes fatores têm impulsionado o seguimento de compra e venda no Brasil. A percepção só não é mais intensa pela crise gerada pela pandemia. Superada a mesma, o setor irá se desenvolver de forma clara e expressiva.

Destaques do NSC Total