nsc
nsc

Produtos locais

Festival da cerveja em São José marca retomada de eventos regionais

Compartilhe

Estela
Por Estela Benetti
13/05/2022 - 19h05
O brinde da foto é do Festival Brasileiro da Cerveja, realizado no começo deste mês, em Blumenau
O brinde da foto é do Festival Brasileiro da Cerveja, realizado no começo deste mês, em Blumenau (Foto: Daniel Zimmermann, Divulgação, BD)

Apesar do fim de semana ter previsão de frio acima da média no Estado, a região de Florianópolis terá evento para clima ameno: o Beer Week, festival de cerveja artesanal no estacionamento do Continente Shopping, em São José. A realização é da União Cervejeira, associação que congrega empresas produtoras de cervejas de qualidade na região metropolitana da Capital.

Receba notícias do DC via Telegram

Para o presidente da União Cervejeira, Reinoldo Steinhaus, esta será uma oportunidade de apresentar ao público que gosta da bebida os produtos reconhecidos no Estado e no país. O recuo da pandemia está permitindo fazer esse festival e, também, retomar programação voltada ao turismo, como a rota de visitação de cervejarias denominada Caminho Cervejeiro, criada em parceria com a Ampe Metropolitana e o Sebrae-SC.

O festival será numa arena coberta e acesso livre a interessados, das 12h às 22h, sábado e domingo. Estarão disponíveis mais de 70 rótulos, incluindo premiados nacionalmente. Vão expor as cervejarias Faixa Preta, Nefasta, Unika, Kairós, Loop, Sunset Brew, Bayer, Weinmann, Ilha, St Oicle e Refúgio. Além de cerveja, os visitantes contarão com shows. Serão oito bandas e o encerramento será com a banda Dazaranha.

A programação de São José acontece quase na sequência do Festival Brasileiro da Cerveja, realizado no começo deste mês (4 a 7 de maio) em Blumenau. Além disso, diversas cidades de São Paulo e Minas Gerais estão fazendo seus festivais de cerveja por esses dias.

Para Santa Catarina, as cervejarias artesanais representam um setor econômico promissor, que se desenvolveu nos últimos anos e já conta com produção nas diversas regiões do Estado. É um setor que fortalece o turismo e está inserindo uma nova atividade agrícola no Estado.

A Epagri fez pesquisas sobre o cultivo de lúpulo (insumo da cerveja) e começou a plantação experimental no Estado, numa parceria com a Ambev, que tem fábrica em Lages. Tudo indica que será mais um produto a agregar valor para o diversificado agronegócio do Estado. Insumo acessível reduz preços, facilita a abertura de empresas e a realização de mais festivais.

Estela Benetti

Colunista

Estela Benetti

Especialista na economia de Santa Catarina, traduz as decisões mais relevantes do mercado, faz análises e antecipa tendências que afetam a vida de empresários, governos e consumidores.

siga Estela Benetti

Estela Benetti

Colunista

Estela Benetti

Especialista na economia de Santa Catarina, traduz as decisões mais relevantes do mercado, faz análises e antecipa tendências que afetam a vida de empresários, governos e consumidores.

siga Estela Benetti

Mais colunistas

    Mais colunistas