nsc
nsc

Em alta

Florianópolis e São José lideram alta de aluguel no país em 12 meses

Compartilhe

Estela
Por Estela Benetti
01/08/2022 - 12h58 - Atualizada em: 01/08/2022 - 18h49
Vista aérea de Florianópolis e São José
Vista aérea de Florianópolis e São José (Foto: Divulgação)

A elevada procura por imóveis residenciais para locação levou Florianópolis e São José a liderar a alta dos aluguéis no país, no acumulado de 12 meses até junho, segundo a pesquisa FipeZap+. Florianópolis teve a maior alta entre as capitais, 27,53% no período, e a vizinha São José registrou a maior alta geral no país, 31,88%. Entre as capitais, a segunda maior variação acumulada foi em Goiânia, 25,46% e a terceira, Curitiba, 20,64%.

Receba notícias do DC via Telegram

No primeiro semestre deste ano, a capital de SC teve alta de 18,6% e, no mês de junho, de 2,95%. Em São José, a variação mensal chegou a 5,13%. Outra cidade de SC com dados disponibilizados pelo FipeZap+ hoje é Joinville, que teve retração de -1,37% na média dos aluguéis em junho e alta acumulada de 24,26% em 12 meses.

Entre as cidades pesquisadas com dados disponíveis, a alta média em junho dos aluguéis alcançou 1,58%, no acumulado do primeiro semestre subiu 9,49% e em 12 meses, 12,8%.

Segundo o vice-presidente do Sindicato da Habitação (Secovi) na Grande Florianópolis, Marcos Alcauza, são várias as razões para a escassez de imóveis para locação em Florianópolis e região. A lista inclui lançamentos insuficientes para o crescimento populacional devido à limitação do plano diretor, queda de lançamentos de edifícios durante a recessão (2015 e 2016), alta procura atual por profissionais porque muitas pessoas em home office estão escolhendo morar em Florianópolis, desistência da compra de imóvel próprio devido ao aumento dos juros e volta das aulas presenciais nas universidades.

Além disso, Marcos Alcauza cita a insegurança jurídica porque foi aprovada uma lei que, durante a pandemia impede a retomada do imóvel caso o inquilino não pague aluguel. O setor espera que essa lei seja revertida em breve porque a economia praticamente voltou ao normal no país.

Leia também

Startup Summit terá entre os palestrantes Chris Yeh, Eric Santos e Gabriela Prioli​

Líderes do Tech Road se reúnem em Florianópolis no Startup Summit

Startup de logística de SC está entre as que mais crescem no país

Setor turístico vê cenário melhor e está otimista com futuras leis

Estela Benetti

Colunista

Estela Benetti

Especialista na economia de Santa Catarina, traduz as decisões mais relevantes do mercado, faz análises e antecipa tendências que afetam a vida de empresários, governos e consumidores.

siga Estela Benetti

Estela Benetti

Colunista

Estela Benetti

Especialista na economia de Santa Catarina, traduz as decisões mais relevantes do mercado, faz análises e antecipa tendências que afetam a vida de empresários, governos e consumidores.

siga Estela Benetti

Mais colunistas

    Mais colunistas