O incentivo para fazer mais negócios entre Santa Catarina e Chile está ligado também ao boom do turismo. O CEO da Zurich Airport Brasil, Ricardo Gesse, disse no evento que a Floripa Airport estima movimentação de 500 mil passageiros vindo e indo entre Chile e o estado em 2025. O período de janeiro a junho deste ano já somou 283 mil passageiros, 44% mais frente ao mesmo período de 2024, informou ele.

Continua depois da publicidade

– Em 2019, antes da pandemia, tínhamos 54 mil passageiros por ano que iam e vinham do Chile, com voos basicamente na alta temporada. Em 2024 tivemos 480 mil passageiros. Para esse ano, esperamos mais de 500 mil passageiros – destacou Ricardo Gesse.

Segundo ele, o Chile é o segundo destino entre todos conectados a Florianópolis, nacionais e internacionais. Fica atrás, apenas, de São Paulo. Foi assim em 2024 e agora, em 2025. Atualmente, são três voos diários de Floripa ao Chile e no mês que vem, julho, serão cinco voos diários, três da Latam e dois da Sky.

Por isso, a programação do Chile Day, nesta sexta-feira terá um evento especial sobre turismo com lideranças de instituições do setor no Chile. Eles farão apresentações, mostrando destinos chilenos para operadores de viagens de Santa Catarina. Estão inscritos mais de 70 operadores.

Um dos objetivos é incentivar mais catarinenses a visitarem o país porque, por enquanto, o fluxo de turistas chilenos ao estado está maior do que o de catarinenses ao Chile.

Continua depois da publicidade

No trabalho voltado à negócios entre empresas de um modo geral, empresários chilenos vão conhecer o Sapiens Parque e a Associação Catarinense de Tecnologia (Acate) na manhã desta sexta-feira.

Leia também

Chile Day aproxima empresários de SC e do país andino para ampliar negócios

Setor de franquias avança em faturamento bilionário, unidades e empregos em SC

O que o Brasil ofereceu em troca pelo bacalhau da Noruega

Prefeituras podem perder arrecadação com a reforma tributária, alerta secretária

Saiba o pleito de Jorginho à China para facilitar exportações de carnes ao país asiático