Atenta aos grandes mercados brasileiro e latino-americano para caminhões, a montadora chinesa GWM (Great Wall Motors) retomou estudos para instalar uma fábrica no Brasil. A unidade para veículos elétricos ou híbricos pode ser em Santa Catarina. Em 2023, o então secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de SC, Marcelo Fett, visitou a sede da empresa em São Paulo e informou que SC tinha interesse em atrair uma unidade do grupo. Na última semana, o diretor de Relações Institucionais da GWM no Brasil, Ricardo Bastos, fez contato com Fett para informar que os planos da empresa avançaram.

Continua depois da publicidade

Como acaba de deixar o governo, Fett encaminhou a continuidade do assunto para o diretor de Atração de Investimentos da Invest SC, Rodrigo Prisco Paraíso.

De acordo com o ex-secretário, Santa Catarina tem capacidade para receber esse investimento. Isso porque o estado tem infraestrutura, trabalhadores qualificados, ambiente favorável a negócios e tradição no setor metalmecânico, com produção de autopeças e veículos. Outro diferencial do estado é a infraestrutura de portos e aeroportos para cargas.

Enquanto retoma o projeto no Brasil, a GWM lançou na China, nestes dias, um caminhão híbrido que conta com motor diesel, transmissão híbrida e dois motores elétricos. Esse sistema elétrico ajuda o caminhão a gastar menos diesel nas viagens.

Leia também

Atrações de inverno devem trazer 1,2 milhão de pessoas para SC; saiba quais

Continua depois da publicidade

Estação Inverno de SC tem maior segurança e destaque para uma atração histórica

Multinacional com sede em SC anuncia mudança ampla em diretorias

Chile Day aproxima empresários de SC e do país andino para ampliar negócios

Setor de franquias avança em faturamento bilionário, unidades e empregos em SC