A multinacional Engie Brasil Energia, empresa com sede em Florianópolis que é líder em energia renovável no Brasil, anunciou na noite desta quinta-feira mudança ampla na sua diretoria, com a inclusão de novos diretores e transferência de outros. Em comunicado ao mercado, o presidente do Grupo Engie e também da empresa, Eduardo Sattamini, explicou que as mudanças visam  alinhar a estrutura organizacional com o modelo global do Grupo Engie, para fortalecer os negócios.

Continua depois da publicidade

A companhia informou que as mudanças entram em vigor dia 1º de julho. Recentemente, o diretor-presidente da companhia, Eduardo Sattamini, foi promovido também a presidente da Engie Brasil, passando a acumular as duas funções.

As mudanças na diretoria incluíram a promoção do atual diretor de Novos Negócios, Guilherme Ferrari, a diretor de Energias Renováveis e Armazenamento, responsável pelo  desenvolvimento, implantação, operação e manutenção dos ativos de geração renovável e sistemas de armazenamento.

O executivo de carreira da companhia, Gustavo Labanca, foi nomeado diretor de Transmissão de Energia, respondendo pelo desenvolvimento, implantação, operação e manutenção dos ativos de transmissão de energia da Companhia.

A executiva Sophie Quarré de Verneuil foi promovida para diretora de Recursos Humanos e Felipe Batista será diretor Jurídico e de Ética; e Pierre Leblanc passará a ocupar o cargo de diretor Financeiro e de Relações com Investidores.

Continua depois da publicidade

Ainda segundo a Engie, as diretorias de Gestão e Comercialização de Energia e de Regulação, Estratégia e Comunicação seguem lideradas por Marcos Keller Amboni e Gabriel Mann dos Santos, respectivamente. Essa mudança foi anunciada em maio de 2025.

Outra mudança é que como parte da nova estrutura, as atuais diretorias de Operação e de Implantação passam a se reportar à diretoria de Energias Renováveis e Armazenamento. José Luis Laydner e Paulo Henrique Müller seguem nas suas funções com algumas mudanças.

A Engie também informou que dois diretores pediram demissão para ocupar outras funções. Luciana Moura Nabarrete e Eduardo Takamori Guiyotoku renunciaram aos cargos atuais de diretora de Pessoas, Processos e Sustentabilidade e diretor Financeiro e de Relação com Investidores e estão assumindo novas funções em empresas do grupo.

Luciana Nabarrete será a diretora-presidente da Esom, empresa que faz os serviços de operação e manutenção dos ativos de transporte de gás da Engie no Brasil. Eduardo Takamori será o diretor Financeiro e de Relações com Investidores da Engie Energia Peru.
– Estamos dando mais um passo importante na evolução da Engie Brasil Energia, reforçando nosso compromisso com a excelência operacional e a sustentabilidade. Essa nova estrutura nos permitirá atuar com ainda mais agilidade e foco nas nossas áreas estratégicas, alinhados à visão global do Grupo Engie – , ressalta o diretor-presidente da ENGIE Brasil Energia, Eduardo Sattamini.

Continua depois da publicidade

Leia também

Chile Day aproxima empresários de SC e do país andino para ampliar negócios

Setor de franquias avança em faturamento bilionário, unidades e empregos em SC

O que o Brasil ofereceu em troca pelo bacalhau da Noruega

Prefeituras podem perder arrecadação com a reforma tributária, alerta secretária