Com o objetivo de ampliar serviços de cirurgia robótica, o Grupo Baía Sul, de Florianópolis, adquiriu um robô da marca Da Vinci para o Imperial Hospital de Caridade (IHC). Este é o segundo robô cirúrgico da instituição e coloca a capital de Santa Catarina entre as cidades mais equipadas para fazer esses procedimentos no Estado e na Região Sul. Desde 2022, o IHC conta com o robô Versius, com o qual já foram feitas 236 cirurgias.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

A primeira cirurgia com o novo robô Da Vinci foi realizada nesta sexta-feira (29), a partir das 7h, pelo médico urologista Vicente Codagnone, que é o coordenador do núcleo de cirurgia robótica do grupo hospitalar. Foi em paciente de 78 anos que operou um câncer de próstata.

Veja mais imagens do equipamento e da equipe cirurgica:

Continua depois da publicidade

O médico destaca que as plataformas robóticas possibilitam fazer cirurgias menos invasivas, com visão 3D, movimentos articulados e maior precisão nos procedimentos.

– Essa é uma grande evolução para a medicina, tanto para os pacientes, quanto para os médicos. É o que temos hoje de mais moderno no tratamento cirúrgico, permitindo uma cirurgia menos invasiva, com menos dor no pós-operatório e uma recuperação muito mais rápida- explica o cirurgião Vicente Codagnono.

Segundo ele, com esse novo equipamento, o Imperial Hospital de Caridade consolida Florianópolis como um polo de tecnologia e medicina e se torna uma das referências para esse procedimento. Os robôs cirúrgicos podem ser usados para cirurgias de diversas especialidades, como de aparelho digestivo, ginecologia, torácica, cabeça e pescoço e outras.  

Como o robô oferece uma visão mais ampla ao médico, as incisões são menores. Para o paciente, entre as vantagens estão menor risco de infecção, menos dor e menor necessidade de medicação prolongada e recuperação mais rápida.

Continua depois da publicidade

O Imperial Hospital de Caridade é administrado pelo Grupo Baía Sul, que tem controle acionário da Hospital Care, de São Paulo. Em Florianópolis, o grupo é o maior acionista do Hospital Baía Sul, da Clínica Imagem, faz a gestão da Maternidade Santa Helena e, em breve, deverá inaugurar o Hospital Baía Sul Mulher.

Leia também

“A maior dor do lojista é a questão da contratação de mão de obra”, diz Eduardo Koerich

Eduardo Koerich é o novo presidente da CDL de Florianópolis

Consórcio Aeroportuário Regional Sul é o vencedor do leilão do Aeroporto de Jaguaruna

Associação Catarinense de Supermercados elege e empossa diretoria para 2025 e 2026

Governador de SC sanciona primeira lei do país que incentiva a medicina do estilo de vida

Destaques do NSC Total