Santa Catarina encerrou agosto com crescimento de 0,5% da produção industrial frente ao mês anterior, na série com ajuste sazonal. Na comparação com o mesmo mês de 2022, cresceu 0,2%, no ano acumulou recuo de -3,1% e nos últimos 12 meses até agosto, caiu -3,8%, segundo a pesquisa mensal do IBGE. Setor da economia de SC mais impactado pela alta da inflação e juros, a indústria cresceu, na série com ajuste sazonal, também nos meses de fevereiro (1,7%), abril (1,2%) e junho (2,8%). Teve quedas em janeiro (-1,1%), março (-1,2%), maio (-1,8%) e em julho (-0,9%).

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

A indústria brasileira também não teve altas expressivas nos últimos meses. Em agosto cresceu 0,4% na série com ajuste sazonal, avançou 0,5% frente a agosto de 2022, caiu -0,3% no acumulado deste ano e -0,1% nos últimos 12 meses.

Em Santa Catarina, no mês de agosto frente ao mesmo período de 2022, foram registradas altas nos grupos: máquinas, aparelhos e materiais elétricos (14,7%), produtos de borracha e de material plástico (13,8%), produtos químicos (12,1%), minerais não metálicos (9,2%), produtos de metal (6,1%), máquinas e equipamentos (4,7%), produtos de madeira (4,4%) e produtos alimentícios (0,8%).  

Tiveram quedas os grupos de móveis (-23,1%), confecção e vestuário (-15,6%), veículos e reboques (-8,0%), celulose e papel (-3,0%) e têxteis (-1,3%).

Continua depois da publicidade

A indústria catarinense registra uma retomada lenta da produção, acompanhando o melhor cenário da economia brasileira, que está crescendo mais no segundo semestre.

Publicidade

Além de muita informação relevante, o NSC Total e os outros veículos líderes de audiência da NSC são uma excelente ferramenta de comunicação para as marcas que querem crescer e conquistar mais clientes. Acompanhe as novidades e saiba como alavancar as suas vendas em Negócios SC

Leia também:

Em Brasília, Jorginho tratou da reforma tributária e medidas sobre o clima

Facisc mobiliza associações para apoiar atingidos pelas chuvas

Hackathon da Nasa em SC busca soluções para clima e água

Veja em que setores a indústria de Santa Catarina é líder nacional

Fiesc e UFSC discutem neoindustrialização em SC segunda-feira

Destaques do NSC Total