Com grande parque fabril em Vargem Bonita, Oeste de Santa Catarina, a Irani Papel e Embalagem acaba de assinar compromisso de Signatária dos Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEPs, Women’s Empowerment Principles em inglês) da Organização das Nações Unidas (ONU). Esse é mais um passo para a promoção da igualdade de gênero, inclusão e empoderamento das mulheres na companhia.

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A Irani, controlada pelo Grupo Habitasul, também empreendedor de Jurerê Internacional, em Florianópolis, atua com alinhamento aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU desde 2020. Entre esses objetivos estão a inclusão e a diversidade.

Entre os princípios da ONU que a empresa já segue está o de igualdade nos cargos de liderança. Por isso ela desenvolve ações para, até 2030, ter 50% de mulheres em cargos de liderança e 40% de mulheres no total de empregados da companhia. Hoje, são 25% nos postos de liderança e 19% no total.

– Para nós, que acreditamos na importância do desenvolvimento das pessoas e das comunidades, é fundamental ter um olhar atento em aspectos que incentivem e possibilitem que mais mulheres sejam protagonistas, assumindo funções na operação, na liderança de equipes e na empresa em geral – destaca o diretor-presidente da Irani, Sérgio Ribas.

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Segundo ele, ser signatário dos Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEPs) da ONU Mulheres reforça o compromisso da empresa para buscar igualdade de gênero. Até o momento, quase 700 empresas do Brasil já assinaram esse documento da ONU, o que indica que em 2030, a liderança de empresas estará diferente da atual.

Veja os sete princípios que a Irani terá que seguir agora que aderiu aos WEPs

• Estabelecer liderança corporativa sensível à igualdade de gênero, no mais alto nível;

• Tratar todas as mulheres e homens de forma justa no trabalho, respeitando e apoiando os direitos humanos e a não-discriminação;

• Garantir a saúde, segurança e bem-estar de todas as mulheres e homens que trabalham na empresa;

• Promover educação, capacitação e desenvolvimento profissional para as mulheres;

• Apoiar empreendedorismo de mulheres e promover políticas de empoderamento das mulheres através das cadeias de suprimentos e marketing;

• Promover a igualdade de gênero por meio de iniciativas voltadas à comunidade e ao ativismo social;

• Medir, documentar e publicar os progressos da empresa na promoção da igualdade de gênero.

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