Com o objetivo de discutir o presente e o futuro da neoindustrialização, a Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) realiza edição do Fórum Radar nos dias 19 e 20 de outubro. O evento será aberto com palestra do  governador Jorginho Mello (PL) e, no dia seguinte, terá também como palestrante o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Jorginho falará sobre ações do governo catarinense para apoiar o desenvolvimento econômico, em especial da indústria. Alckmin abordará o trabalho e programas do governo federal voltados ao setor.

Tema central do evento, a neoindustrialização, segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI), consiste no processo de modernização e evolução da indústria, enfatizando inovação, compromisso ambiental e integração com cadeias produtivas internacionais.

Esse termo passou a ser usado principalmente após o impacto que a economia global teve durante a pandemia e guerra da Ucrânia por concentrar fornecedores, de forma excessiva, na Ásia, observou o presidente da Fiesc, Mario Cezar de Aguiar.

Continua depois da publicidade

– A busca de empresas e países por fornecedores múltiplos e confiáveis, em lugar de asiáticos, coloca o Brasil no mapa da indústria novamente – o País já foi mais relevante na produção industrial mundial, mas perdeu espaço nas últimas décadas. Santa Catarina, um estado industrializado e com tradição em comércio exterior, está bem posicionado para uma retomada, mas para aproveitar as oportunidades, entretanto, não adianta esperar que elas caiam em nosso colo – alertou Aguiar sobre os desafios e oportunidades da neoindustrialização.

O evento, focado em conteúdo e estratégias para indústria, terá palestrantes de renome nacional, dos quais muitos líderes industriais. Também farão palestras no evento, o CEO Global da JBS, Gilberto Tomazoni, o economista e diplomata Marcos Troyjo, a presidente da Nanovetores Betina Zanetti Ramos e a secretária executiva do Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial, Verena Hitner.

Um dos painéis será sobre Empreendedorismo e Liderança Feminina na era da Neoindustrialização. O objetivo é incentivar para que mais mulheres invistam na indústria e se tornem líderes de negócios inovadores e globalizados. Confira a programação e faça a inscrição no site do evento.

Publicidade

Além de muita informação relevante, o NSC Total e os outros veículos líderes de audiência da NSC são uma excelente ferramenta de comunicação para as marcas que querem crescer e conquistar mais clientes. Acompanhe as novidades e saiba como alavancar as suas vendas em Negócios SC

Continua depois da publicidade

Leia também:

Santa Catarina lança marca para potencializar turismo do Estado

Presidente da Fiesc vai liderar missão aos EUA e acompanhar Jorginho aos Emirados Árabes

Santa Catarina participa em feira de negócios no Paraguai

Federações de SC alertam que decisão sobre marco temporal eleva insegurança jurídica

Destaques do NSC Total