No ano em que celebra seu centenário, a Duas Rodas Industrial S.A., multinacional do setor de alimentos de Jaraguá do Sul, empossou a primeira presidente mulher e também a primeira executiva que não é da família dos fundadores. A administradora Rosemeri Francener, 44 anos, foi empossada na presidência executiva da companhia nesta quinta-feira (03), sucedendo Leonardo Fausto Zipf, que liderou a internacionalização da companhia e, agora, continua na presidência do conselho de administração, cargo que acumulava com a presidência da empresa.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

Para suceder a Leonardo Fausto Zipf, que há duas décadas estava à frente da companhia conhecida por ser fornecedora estratégica de essências e ingredientes para alimentos, o conselho da Duas Rodas escolheu uma profissional com longa trajetória na casa. Desde 2016, ela estava à frente dos negócios internacionais da empresa.

Veja fotos da empresa

Graduada em administração pela Católica de Santa Catarina, cursou MBAs em gestão financeira, auditoria e controladoria pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) de São Paulo. Também fez o Programa de Desenvolvimento Executivo na IESE Business School (Brasil/Espanha) e o Programa de Gestão Avançada no INSEAD/Fundação Dom Cabral (Brasil/França).

– É um privilégio ter, em nossa liderança executiva, uma profissional que conhece profundamente a cultura de excelência, proximidade com o mercado e inovação da Duas Rodas – destacou Leonardo Fausto Zipf, ao observar que a nova presidente dará continuidade à internacionalização da companhia.

Continua depois da publicidade

Rosemeri Francener trabalhou diretamente com seu antecessor à frente de diversos desafios. Um deles foi a última grande aquisição da Duas Rodas, da empresa alemã tropextrak GmbH, em janeiro de 2024. Mas ao falar durante o Fórum Radar da Federação das Indústrias de SC (Fiesc), há poucos dias, sobre como foi preparada para ser uma alta executiva, ela revelou que aprendeu muito ao assumir a controladoria da empresa.

– Assumo o cargo com a responsabilidade enorme de ajudar a conduzir uma empresa vitoriosa, símbolo de empreendedorismo e que, ano após ano, se renova e inova. As oportunidades são enormes para um negócio como a Duas Rodas. E vamos continuar a trabalhar arduamente para conquistá-las – afirmou a nova presidente.

Fundada em 1925 pelo casal de imigrantes alemães Hildegard e Rudolph Hufenüssler, a Duas Rodas começou fazendo aromas para alimentos. Atualmente, é fabricante e fornecedora de aromas, extratos e ingredientes para a indústria de alimentos e bebidas. Tem seis fábricas – três no Brasil e três no exterior-, escritórios de inovação e de distribuição em sete países e exporta para mais de 70 mercados nas Américas, Europa, Ásia e Oceania.

Atualmente, a empresa tem quadro de 1,7 mil colaboradores e fabrica mais de três mil itens, a maioria usados na fabricação de alimentos.

Continua depois da publicidade

Antonietas

Antonietas é um projeto da NSC que tem como objetivo dar visibilidade a força da mulher catarinense, independente da área de atuação, por meio de conteúdos multiplataforma, em todos os veículos do grupo. Saiba mais acessando o link.

Leia também

Facisc defende ICMS maior a importados e setores temem invasão asiática após tarifaço

EUA podem taxar mais a madeira, mas tarifaço abre oportunidades, diz Maitê Bustamante

BNDES empresta R$ 15 bilhões para SC em 2024 e prevê R$ 20 bi ao Fundo Clima

Brasil fica em boa posição e pode ganhar mercado nos EUA, avalia economista-chefe da Fiesc