A multinacional Ciser, de Joinville, maior produtora de fixadores da América Latina, pelo quarto ano consecutivo ficou entre as indústrias mais inovadoras do país pelo ranking Valor Inovação, do jornal Valor Econômico e PwC. Neste ano de 2025, ficou em segundo lugar entre as mais inovadoras indústrias de materiais para Construção Civil, atrás apenas da Dexco, do grupo Itaúsa.
Continua depois da publicidade
Essa posição destacada, segundo a Ciser, foi alcançada com investimentos de 1% a 5% da receita líquida em inovação. Entre os destaques, estão fixadores mais duráveis com o uso de nanotecnologia.
– A Ciser pratica uma gestão de inovação que abrange todas as áreas e times da empresa, culminando em uma cultura de inovação em contínuo aperfeiçoamento. O programa contempla tanto atividades dentro da empresa, envolvendo os times de desenvolvimento e até de outras frentes, como a administrativa, e também conta com parceiros por meio de inovação aberta. Mais do que se revelar em produtos, a inovação é o modo da Ciser de ser e estar em um mundo globalizado, de alta competitividade e mudanças rápidas de mercado – destaca Luidgi Paolo Pedrazza, gerente de Inovação na Ciser.
Com sede em Joinville, e fábricas em Araquari (SC), Sarzedo (Minas Gerais), na China e no Peru, a Ciser tem 2 mil colaboradores e avança em mercados com produtos diferenciados. Além da liderança no mercado brasileiro de fixadores, está presente nos mercados de 24 países com produção própria ou exportações.
O gerente de inovação da Ciser afirma que o mercado está exigindo produtos mais tecnológicos, mais inovadores, que resultem em mais durabilidade e produtividade.
Continua depois da publicidade
– Todas as nossas soluções respondem a essas demandas. Um dos destaques é o revestimento Nanotec 45K, nossa exclusiva tecnologia que resulta em maior resistência dos produtos frente a condições climáticas adversas, como maresia e chuva ácida, elevando o tempo de vida em 50% quando comparado com as outras soluções de mercado – diz Pedrazza.
Para incentivar a inovação, a Ciser desenvolve o hub Colmeia, voltado a pesquisa e desenvolvimento (P&D) avançada, inovação aberta e gestão de projetos, com desenvolvimento dentro e fora da empresa. Além disso, promove eventos voltados à inovação como o HackaCiser para solucionar problemas que já enfrenta e o Desafix, que busca startups para colaborar em soluções para a atividade da empresa.
De acordo com Pedrazza, é a inovação como processos e cultura que impulsiona a Ciser e está permitindo à empresa avançar no mercado. É líder no seu segmento há mais de seis décadas. A empresa integra o Grupo H. Carlos Schneider, de Joinville, que tem mais de 100 anos de atuação empresarial.
Leia também
Campanha “Aqui Não” une forças em SC para combater a violência contra mulheres
Parceria pelo fim da violência contra a mulher une entidades públicas e privadas em SC
Angeloni inaugura novo supermercado em Jurerê Internacional
WEG anuncia cidade que vai receber nova fábrica de quase R$ 1 bilhão
Financiamentos de SC junto ao BNDES chegam a R$ 14,1 bilhões até setembro

