Ecossistema que oferece ao mercado dados econômicos, serviços e aplicações foi lançado pela Neoway, empresa de Data Analytics e Inteligência Artificial (IA), e a B3, bolsa de valores do Brasil, nesta terça-feira, no evento Data Driven Business (DDB 2022), em São Paulo. Esta é a primeira solução conjunta das duas companhias desde que a Neoway foi adquirida pela B3 em outubro do ano passado por R$ 1,8 bilhão, por ser líder latino-americana no setor de dados em que atua.

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A nova solução, denominada CX.1 (Connecting Experiences in one place) oferece serviços de dados e análises para empresas e o modelo de negócios prevê custos de acordo com as demandas. Promotora do DDB, a Neoway também lançou nesta terça a Smart, uma potencializadora de startups e outras empresas que podem colaborar para ampliar os negócios da B3. Trata-se de parceria sem incluir aporte de capital inicialmente.

– Hoje, a gente atua com empresas de diversos tamanhos. Nós democratizamos o acesso à informação para inteligência. A plataforma CX.1 faz com que a gente traga parceiros ao ecossistema para que empresas menores ou grandes tenham acesso a serviços do Brasil inteiro para resolver problemas de negócios – explica Kadu Monguilhott, CEO da Neoway.

Ale Frata, Divulgação
Gilson Finkelsztain, CEO da B3, durante do DDB 2022 (Foto: Ale Frata, Divulgação )

Segundo ele, um dos serviços é a monetização de dados. Grandes empresas, entre as quais as listadas na B3 que têm muito volume de dados e não sabem o que fazer com isso, já contam com um trabalho de monetização de dados desde que iniciou a parceria da Neoway com a B3.

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A Neoway presta serviços para mais de 20 setores. O principal é o financeiro, do qual vem 35% da receita. Depois, vem o varejo, seguradoras e demais. A lista de clientes inclui desde empresas a partir de faturamento de R$ 30 milhões até mais de R$ 1 bilhão.

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A decisão da B3 de adquirir a Neoway seguiu tendência internacional sobre o setor de dados, explica o CEO da B3, Gilson Finkelsztain. Ele cita o fato de muita gente dizer que dados é o novo petróleo, mas afirma que na visão deles é que junto com a Neoway a B3 consegue criar soluções para resolver problemas de clientes.

Kadu Monguilhott, CEO da Neoway, fala no DDB
Kadu Monguilhott, CEO da Neoway, fala no DDB (Foto: Ale Frata Divulgação )

– A B3 está no business de infraestrutura de mercado de capitais. A gente está, há muito tempo, querendo diversificar atuação para o mundo de dados, uma tendência que identificamos no exterior. A gente conhece a Neoway há quase uma década, é nossa parceira. A aquisição veio com essa convicção de que estaríamos unindo esforços para criar produtos de dados para clientes – explica Gilson Finkelsztain.

De acordo com o executivo, a ideia é que a Neoway continue independente na sua atuação, explorando sinergias com a B3. Um exemplo é justamente a plataforma CX.1, fruto da sinergia de buscar soluções por meio de dados ao mercado.

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Questionado sobre como tem evoluído o trabalho conjunto com a Neoway, Gilson Finkelsztain disse que estão felizes e esse é o início de uma vida longa em conjunto. Explicou que na Neoway tudo vai continuar como está: a sede da empresa em Florianópolis com escritório em São Paulo.

– Mas a gente quer crescer a atuação lá em Floripa para ter mais pessoas de lá para atuar nos negócios de Neoway e B3 – disse o CEO da bolsa brasileira.

O evento Data Driven Business contou com palestras diversas, parte das quais com foco específico no setor de dados para uso em negócios. A data analytics é usada tanto para ampliar vendas e faturamento, quanto para evitar perdas financeiras. No caso do setor financeiro, esse último é o serviço mais utilizado.