O 15 de março é o ‘Dia do Consumidor’. E, neste ano, Santa Catarina tem motivos para celebrar. O estado encerrou 2024 em terceiro lugar no ranking de rendimento médio do trabalho: R$ 3,8 mil por cada pessoa empregada, 14% acima da média brasileira (R$ 3,3 mil), segundo dados da pesquisa Pnad Contínua do IBGE.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

Análise feita pela Federação das Associações Empresariais de SC (Facisc), SC avançou uma posição tanto no quarto trimestre de 2024 frente ao terceiro do mesmo ano, como também na comparação com o ano de 2023. Esse rendimento, explica a entidade, é o efetivo, ou seja, o montante que a pessoa recebe após todos os descontos.

– O aumento do poder de compra da população catarinense, fez estimular os serviços e o comércio no estado. O catarinense aumentou suas compras em produtos com maior durabilidade, que ultrapassam as necessidades básicas e dão maior conforto para o dia a dia das famílias – destaca o presidente da Facisc, Elson Otto.

Ele chama a atenção para o fato de SC ter encerrado 2024 com crescimento de 7,2% no comércio e de 6,1% nos serviços, sendo os dois casos o dobro da média nacional.

Continua depois da publicidade

Nesse caso, segundo o empresário, essa expansão ficou evidente no crescimento das vendas de veículos, motos e peças de 17,2%, e, também, de eletrodomésticos, 13%, acima dos resultados nacionais.  

A maior renda impulsionou também as vendas de produtos para cuidados pessoais. A venda de fármacos, cosméticos e perfumaria avançou 12% no ano e os empregos nessa área subiram 8% frente a 2023.

O empresário Elson Otto destaca também o crescimento do consumo de serviços culturais, esportivos e de lazer no Estado, no ano passado. O impacto dessa expansão está ligada ao aumento de postos de trabalho nessas áreas. No caso de venda de ingressos, houve um crescimento de 24% no total de empregos formais frente a 2023, em atividades esportivas e de recreação as vagas cresceram 9% e nas atividades artísticas, tiveram um salto de 30%.

Leia também

Criação do “Super MEI” é proposta pela senadora de SC Ivete da Silveira

Destino Floripa amplia conexões com operadoras de Portugal para atrair mais turistas

PIB de SC em 2024 tem segunda maior alta em 10 anos e sinaliza maior crescimento nacional