Ao falar para líderes de entidades que integram o Pacto pela Inovação de Santa Catarina em reunião segunda-feira (20) à noite no Sebrae/SC, o especialista internacional em inovação, o americano Hitendra Patel, recomendou cinco prioridades para o Estado avançar no setor.

Continua depois da publicidade

Fortalecer a inovação e o crescimento das pequenas, micro e médias empresas; fortalecer a importância de ser global; fazer parcerias; adotar uma linguagem única de inovação; e priorizar o idioma universal que é o inglês. Patel, que tem entre os clientes 12 países e grandes grupos como a Airbus e a Walt Disney, recomendou também às pessoas fazerem mais umas pelas outras e se relacionar mais.

Entre os líderes presentes no evento de ontem estavam (a partir da esq.) Manuel Mendes, diretor do IXL Center; José Eduardo Fiates, superintendente da Fundação Certi; Marcos Lickblau, vice-presidente Financeiro da Acate; coronel João Valério Braga, comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militares de Santa Catarina; Sérgio Gargioni, presidente da Fapesc; o palestrante Hitendra Patel; Günter Perstchy, presidente da Acafe; Jean Vogel, coordenador-geral do Pacto pela Inovação; Sérgio Cardoso, diretor de Administração e Finanças do Sebrae/SC; Mariana Grapeggia, gerente da unidade de Empreendedorismo e Inovação do Sebrae; e Natalino Uggioni, superintendente do IEL/SC. 



Ter um foco

Para o especialista Hitendra Patel, Santa Catarina precisa definir um foco no qual pode ser referência em tecnologia e inovação na América Latina e no mundo. Para deixar claro a importância disso, citou exemplos internacionais. Cingapura adotou o idioma inglês para ser o país seguro para investimentos e inovação na Ásia, Dubai decidiu ser o Hub aeroportuário, de educação, saúde e lazer do mundo árabe, a Coreia do Sul escolheu ter uma indústria inovadora, a Colômbia escolheu fortalecer pequenas empresas e a Costa Rica optou por fabricar medicamentos. Patel também falou algo que soa como música ao setor público de SC. Que as empresas não podem esperar por recursos públicos para investir. Devem fazer isso com recursos próprios ou privados.   
 

No Pacto de Inovação

Antes da palestra de Hitendra Patel, o Pacto pela Inovação do Estado, que era integrado por pelo menos 30 entidades e instituições, recebeu mais cinco novas integrantes. Aderiram ontem o Corpo de Bombeiros Militar de SC (CBMSC), a Secretaria de Estado de Educação (SED), a Fundação de Ensino de Engenharia de Santa Catarina (Feesc), a Fundação de Estudos e Pesquisas Econômicas (Fepese) e a Rede Catarinense de Núcleos de Inovação e Tecnologia (NITs). O Pacto pela Inovação também elaborou uma carta ao futuro governador de SC. Pede portas abertas para a tecnologia, o empreendedorismo e a inovação, que serão o futuro do Estado. 

Continua depois da publicidade

Lojistas debatem

A partir das 13h desta terça-feira (21), lojistas de Florianópolis participam de uma imersão no Centrosul. O evento Inova+Ação terá mais de 20 palestras sobre empreendedorismo, gestão de pessoas, comércio eletrônico, marketing e soluções inovadoras. Coordenado pelo empresário Célio Salles, o evento tem três pilares: a CDL Jovem, ABComm e Acate. A palestra final será com Hitendra Patel.

Histórias na tela

Com o propósito de colaborar para um país e um Estado melhores, a NSC TV exibe a partir de hoje, no Bom Dia Santa Catarina, sempre às terças-feiras, nova série SC+, produzida pela jornalista Mariana Paniz. Mostrará exemplos de catarinenses visando valorizar as diferenças. O projeto tem como patrocinadores o Senac/SC, a Döhler e o Sicoob/SC. 

 

Leia outras publicações de Estela Benetti

Veja também as publicações de Moacir Pereira e Upiara Boschi