Um dos novos desafios impostos pela reforma trabalhista é a exigência antecipada de cálculo do valor a ser cobrado na ação. Para facilitar a vida de trabalhadores que apresentam esse tipo de reclamatória na Justiça e de advogados da área, o Tribunal Regional do Trabalho (TRT-SC) disponibilizou em seu site um sistema que permite fazer uma estimativa do valor a ser cobrado. É o PJe-Calc Cidadão. A novidade foi apresentada na última semana para três instituições de advogados pelo juiz auxiliar da presidência do TRT-SC, Marcel Higuchi (foto) na sede do TRT-SC, para lideranças da OAB-SC, Associação Catarinense dos Advogados Trabalhistas (Acat) e Institutos dos Advogados de SC (Iasc). 

Continua depois da publicidade


Leia também as publicações de Pedro Machado e Claudio Loetz

 

Para países tropicais

Cada vez mais, os fabricantes de calçados de Santa Catarina buscam oportunidades de vendas no exterior. Dono das marcas Suzana Santos, Renata Mello e Azillê, o grupo S. Santos, de São João Batista, que produz mais de 500 mil pares de calçados por mês e tem oito fábricas no Nordeste, exporta 20% da produção, principalmente sandálias para países tropicais. O empresário Cácio Picolli (foto), um dos sócios do grupo, está otimista com o stand lotado na SC Trade Show, evento que se encerra nesta sexta-feira, no Infinity Blue Resort, em Balneário Camboriú. Segundo ele, a expectativa é vender 15% mais do que na edição da mostra do ano passado para a coleção verão. A empresa exporta para Filipinas, Costa Rica, Equador e outros países.

Continua depois da publicidade

 

Endividados no Refis
Entidades empresariais do Estado que representam empresas do Simples como a Fampesc, o Conselho das Federações Empresariais de SC (Cofem) e o Fórum Estadual das Micro e Pequenas Empresas participam de mobilização nacional para que o Comitê Gestor do Simples Nacional deixe clara a inclusão de empresas endividadas no Refis. O Sebrae nacional argumenta que a regulamentação do Refis para a micro e pequena empresa deixou confuso o entendimento sobre a possibilidade de contemplar também as empresas que foram excluídas do Simples por falta de pagamento ou parcelamento anterior dos tributos. Segundo a Receita Federal, mais de 60 mil micro e pequenas empresas do Estado optantes do Simples têm débitos tributários.

 

Acip faz 25 anos
A Associação Empresarial de Palhoça (Acip), entidade que representa os setores industrial, comercial e de serviços do município, comemorou ontem 25 anos de atuação com evento e homenagem a ex-presidentes e entrega do Prêmio Acip de Empreendedorismo. O presidente Marcos Cardoso afirma que a associação trabalha pelo crescimento do setor empresarial, com inovação e sustentabilidade.

 

Medicina high tech
Ao concluir que as dificuldades de processo estão afetando a qualidade dos serviços das Unimeds aos seus clientes, o presidente da Federação das Unimeds de Santa Catarina, o médico Alberto Gugelmin Neto, de Mafra, decidiu buscar soluções tecnológicas. Segundo ele, uma imagem pelo Whatsapp, hoje, evita deslocamentos de centenas de quilômetros para aprovar procedimentos em muitos estados. Foi por isso que o encontro estadual das Unimeds de SC, na última semana, no Costão do Santinho, contou com duas palestras da área de tecnologia: do Google e Samba Tech.

 

Inovação na saúde
O sistema Reitz Scan, equipamento desenvolvido pelo cientista catarinense Felipe Reitz que identifica e mensura a dor humana, terá apoio da IBM para integrar o programa 100% Saúde, parceria entre a gigante de tecnologia e a prefeitura de São Paulo. A equipe empresa de Reitz, sediada no Sapiens Parque, de Florianópolis, terá acesso a inovações da IBM e apoio financeiro.

Continua depois da publicidade

 

Produção verde
Nesta fase de economia circular, a AmBev amplia o reaproveitamento de subprodutos das suas operações. Nos últimos 10 anos, a empresa acumulou receita de R$ 120 milhões com a destinação correta de vidro, alumínio, bagaço e outros itens. Esse trabalho de reaproveitamento envolve mais de 140 empresas e gera 1,5 mil empregos diretos. Na cervejaria de Lages, em SC, por exemplo, o bagaço de malte e o fermento residual são transformados em ração para o gado leiteiro da região, enquanto as sucatas de garrafas e de alumínio abastecem indústria de reciclados.

 

Bônus eficiente
A Celesc desenvolve em parceria com a WEG o programa Bônus Eficiente Linha Motores, que visa a troca de motores antigos por novos. Até meados desta semana, a Celesc havia conseguido recuperar quase R$ 460 mil de dívidas em contas de luz por meio da adesão das indústrias ao programa. O acerto de débitos é um dos critérios para acessar ao programa, garantindo assim desconto de até 40% na compra de um motor novo. Motores elétricos respondem por cerca de 68% do consumo de energia por parte da indústria.

 

Leia outras publicações de Estela Benetti