Entre os diferenciais do Porto de Imbituba, no Sul de Santa Catarina, está o fato de ter o maior calado (profundidade) da Região Sul, 15,50 metros. Por isso, no dia 12 de janeiro deste ano recebeu um gigante dos mares, o navio porta-contêineres MSC Vilda X, com 346,98 metros de comprimento e 42,8 metros de largura, o maior que já atracou no estado. Agora, o porto fará uma série de testes para saber se tem condições de receber navios ainda maiores, com 366 metros de comprimento e 52 metros de largura, que já são recebidos pelos portos de Santos, Itaguaií e Suape.

Continua depois da publicidade

NSC Total lança comunidade exclusiva de Colunistas no WhatsApp

– Essa simulação que estamos contratando é exatamente para ver quais as condições em que navios maiores podem entrar no Porto de Imbituba. Esse navio que nós movimentamos, o MSC Vilda X, que já é um navio bastante grande, é comprido, mas não é tão largo. Tem 43 metros de largura, mais ou menos. Existem outros navios que podem ser um pouquinho mais curtos. Em vez de 347 de comprimento, têm 339, mas são de 52 metros de largura. Então, ele faz uma demanda do sistema hidrodinâmico da região de uma forma diferente. Por isso, para ter um pouco mais de flexibilidade nos navios que vamos receber, essa simulação é necessária – explica o diretor de operações da Santos Brasil, Bruno Stupello.

Veja fotos de navios gigantes que Imbituba recebeu e que poderá receber:

O executivo ressalta que essa simulação é muito rígida. Participam a Marinha do Brasil, a praticagem (profissionais que conduzem as embarcações no porto) e a autoridade portuária. É um estudo realizado em sistema digital, com uma modelagem eletrônica do mundo real.

Continua depois da publicidade

Essas simulações definem como o porto deve receber um navio desse porte. A velocidade que pode entrar no porto, se precisa parar a operação dos demais navios outros detalhes.

O Porto de Imbituba tem três berços de atracação. Atua com carga geral, granel e contêineres. No ano passado, incluiu duas linhas de longo curso para contêineres aproveitando demanda maior no estado. Esse navio MSC Vilda X integra a rota Carioca, que ligou a Ásia à costa leste da América do Sul em novembro do ano passado.

Como Santos recebe essas embarcações maiores, de 52 metros de largura, elas poderão vir para SC também se o porto tiver condições de receber. A decisão de vir será das empresas transportadoras marítimas.

O diretor comercial de operações portuárias da Santos Brasil, Danilo Ramos, afirma que o Tecom Imbituba tem condições de atender a demanda da região e pode receber grandes navios, como esses que fazem as linhas para a Ásia.  

Continua depois da publicidade

– A chegada desse navio de grande porte ao nosso terminal confirma nossa capacidade de operar volumes expressivos com eficiência. Seguimos investindo para garantir um serviço de excelência, alinhado às necessidades do mercado e às tendências globais do setor portuário – disse ele sobre a atração do MSC Vilda X.

A InvestSC, ex-SCPAR, festejou a chegada desse navio gigante, destacando que o Vilda X tem tamanho equivalente a três campos de futebol e ficou atracado no Cais 2. Com bandeira liberiada, ele tem capacidade para levar 9.600 contêineres de 20 pés (TEUs).

Leia também

Economista diz que gestão de Donald Trump pode criar oportunidades ao Brasil

SC tem mais de 1 milhão de pessoas com curso superior completo; saiba áreas que lideram

SC estreia no cultivo de planta para fazer combustível de aviação, o SAF