Mais uma vez, a atividade portuária catarinense fica acima da média do país. No primeiro trimestre deste ano, SC movimentou 16 milhões de toneladas, 5,56% mais do que nos mesmos meses de 2024. No Brasil, foram movimentadas 55 milhões de toneladas, com recuo de -1,92% frente ao mesmo período do ano anterior. Os dados são da Agência Nacional de Transportes Aquaviários e foram apurados pela gerência de Portos da Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF) do governo de Santa Catarina.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

A movimentação de cargas em SC teve salto  maior em contêineres, com alta de 20,02% no primeiro trimestre frente ao anterior, totalizando 7,7 milhões de toneladas. No Brasil, a expansão nesse período foi de 9,45% e chegou a 38,9 milhões de toneladas.

Os portos de SC responderam por quase 20% de toda a movimentação de contêineres do país no trimestre. O estado movimentou 718,4 mil TEUs, no período, crescimento de 22,28%, enquanto no Brasil foram 3,6 milhões de TEUs e crescimento de 12,4%. O Porto Itapoá liderou com o movimento de 366,6 mil TEUs, seguido por Portonave 263,6 mil, Itajaí 58,5 mil e Imbituba 29,5 mil TEUs.

– Esses números significam que passaram pelos nossos Portos catarinenses quase 30% de toda a carga movimentada no país. É porque aqui temos os melhores portos privados do Brasil. E temos também os melhores portos públicos nacionais, não por acaso exatamente os dois que são administrados pelo Governo do Estado – destacou o governador Jorginho Mello.

Continua depois da publicidade

– Esse desempenho dos portos catarinenses, especialmente no setor de contêineres, é muito significativo, pois atravessamos um momento de obras em Navegantes e, portanto, restrições em nossa capacidade. Mas com muito trabalho e eficiência logística os portos estão conseguindo atender as demandas e manter a produtividade – comenta o secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias do estado, Beto Martins.

Enquanto a Portonave segue em em obras desde o ano passado, o Porto Itapoá concluiu investimentos em abril de 2024 na área de logística. Por isso vem conseguindo movimentar mais cargas.  

SC também se destaca na movimentação de granel. O Porto de São Francisco do Sul, que atua mais nesse segmento, liderou a movimentação de carga por volume com 4,2 milhões de toneladas. Em segundo lugar ficou Itapoá com 4 milhões (em contêineres), seguido pelo Terminal Aquaviário de São Francisco do Sul (de recebimento de petróleo bruto) com 2,54 milhões de toneladas.

Depois veio a Portonave com 2,53 milhões de toneladas (em contêineres), o Porto de Imbituba com 1,7 milhão de toneladas e o Porto de Itajaí com 858 mil toneladas, ambos com contêineres e carga geral.

Continua depois da publicidade

Leia também

Presidentes de empresas bilionárias vão ao evento liderado por Jorginho nos EUA; saiba quem

Lideranças de SC têm agenda intensa em Nova York com nomes fortes da economia global

Leão XIV é o primeiro papa do país que mais faz doações em dinheiro ao Vaticano; entenda

Cenário econômico incerto causa efeitos na economia catarinense

Multinacional com sede em SC alcança números bilionários até março

Presidentes de empresas bilionárias vão ao evento liderado por Jorginho nos EUA; saiba quem