Pesquisa Datafolha apurou que 99% dos estudantes do ensino médio em escolas públicas de Santa Catarina querem opções de formação ao mercado de trabalho. A média sobre essa demanda no Estado é um pouco maior do que a nacional, que apurou esse mesmo desejo por parte de 98% dos estudantes dessa fase. Entre os catarinenses, também 95% gostariam de poder escolher as áreas para aprofundar os estudos.
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A pesquisa foi encomendada pelo Todos pela Educação, Fundação Telefônica Vivo, Instituto Natura e Instituto Sonho Grande. As entrevistas foram feitas entre os dias 08 de fevereiro e 18 de abril deste ano, com recortes nacionais e regionais para os estados.
Em Santa Catarina, também segundo o levantamento, 81% dos estudantes informaram que consideram a instituição ótima ou boa e 61% revelaram que nem sempre têm todas as aulas por falta de professores.
Nas perguntas sobre tecnologia, 95% dos estudantes catarinenses indicaram que elas podem melhorar a qualidade do ensino. Contudo, 39% informaram que ainda não têm acesso a computadores com internet na escola.
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65% dos alunos planejam curso superior
Outro dado relevante da pesquisa Datafolha envolve curso superior. O levantamento apurou também que no Brasil dois de cada três estudantes desejam cursar uma faculdade. São 65% que responderam favoravelmente a essa pergunta.
Desses, 36% informaram que desejam apenas estudar e 20%, que desejam conciliar o estudo com trabalho. Mas, a realidade brasileira mostra que muitos terão que abrir mão desse plano porque apenas 24% dos jovens entre 18 a 24 anos no Brasil estão cursando graduação.
Dos entrevistados no país, 22% informaram que querem fazer um curso técnico depois do ensino médio e desses, 10% (quase a metade), desejam estudar e trabalhar ao mesmo tempo.
– Os jovens de escolas públicas querem uma escola que os prepare para o mercado de trabalho e abra portas para o Ensino Superior. Ou seja, querem uma escola que amplie seu leque de oportunidades, que ofereça escolhas que lhes permitam trilhar diferentes caminhos de vida. Ressignificar essa etapa deve ser uma grande prioridade para a atuação das próximas gestões, tanto no governo federal, quanto nos estados – avaliou Gabriel Corrêa, líder de Políticas Educacionais do Todos Pela Educação.
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Para colaborar nessa área, a Fundação Telefônica Vivo iniciou um projeto piloto de programa de formação técnica profissional em Ciência de Dados no ensino médio nos estados de Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e Espírito Santo. Ao todo, são 300 estudantes que já manifestam mais interesse pelo aprendizado, menor evasão escolar e maior inserção no mercado de trabalho.
Desafios dos gestores públicos
A pesquisa Datafolha é um forte alerta para os gestores públicos de SC e do Brasil. No Estado, a oferta de formação técnica é insuficiente embora a Secretaria de Educação conte com algumas dezenas de instituições com ensino integral.
Um ponto positivo é que a educação é um tema relevante dos debates eleitorais. Tanto os candidatos ao governo de Santa Catarina, quanto os que disputam a Presidência da República têm colocado a educação técnica e a melhoria da qualidade do ensino entre as prioridades das gestões que pretendem desenvolver.