A catarinense Alexandra Augusta Pereira Klen, doutora em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), acaba de ser nomeada para cadeira no Conselho Global de Manufatura Avançada e Cadeias de Valor (Global Future Council on Advanced Manufacturing and Value Chains) do Fórum Econômico Mundial (World Economic Forum – WEF). Ela é a primeira liderança de notável saber do Brasil e América Latina a ocupar posição nessa especialidade no Fórum Econômico Mundial. O mandato será para o período de 2025 a 2027.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
Esse conselho, integrado por 20 especialistas de todos os continentes, reúne personalidades da indústria mundial para refletir sobre o futuro da manufatura avançada e cadeias de valor. Isso porque a indústria avançada é estratégica para transformar o mundo preservando o meio ambiente.
– Vou usar essa oportunidade da melhor forma possível para gerar impacto positivo através daquilo em que acredito muito: políticas industriais sustentáveis e cadeias de valor mais conscientes em escala global, para impulsionar um futuro mais humano e regenerativo – destaca Alexandra Klen.
O Fórum Econômico Mundial terá 36 conselhos globais voltados ao futuro no mandato de 2025 a 2027. No total, 15 lideranças brasileiras vão participar desses 36 conselhos nesse período. O WEF é uma instituição sem fins lucrativos, sediada na Suíça.
Continua depois da publicidade
Nascida em Florianópolis, Alexandra Klen escolheu estudar engenharia mecânica, embora, depois, também tenha entrado no mundo da arte. Concluiu a graduação em 1988, seguiu estudando engenharia e fazendo pesquisas. Foi pesquisadora convidada no Instituto de Produção e Logística (BIBA) na cidade de Bremen, Alemanha (1991-1994). Cursou pós-doutorados no BIBA, Alemanha (1997), na Universidade Politécnica de Valência, Espanha (2007) e na Universidade Federal de Santa Catarina, no Brasil (2022).
Atualmente, Alexandra Klen trabalha principalmente como consultora de gestão empresarial e gestão da inovação no Brasil, América Latina e Europa. Foi co-fundadora e coordena dois grupos de pesquisas na UFSC, o Grupo de Sistemas Inteligentes de Manufatura (GSIGMA), criado em 1996, e o Núcleo Interdisciplinar de Inovação em Design Universal (NIIDE-U), que iniciou em 2013.
O trabalho da especialista de SC no conselho do World Economic Forum será voltado à elaboração de relatórios e publicações estratégicas sobre manufatura. As prioridades serão identificar tendências positivas e antecipar desafios.
Alexadra Klen também participará da elaboração da agenda do Fórum Econômico Mundial de Davos e de outros eventos internacionais. Esses eventos visam formular e difundir políticas públicas positivas para o mundo.
Continua depois da publicidade
O convite do Fórum Econômico Mundial foi aceito pela engenheira poliglota como um reconhecimento ao trabalho que desenvolve, mas também com naturalidade. Isso porque ela já participou e segue participando de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação no Brasil e no exterior. Também publicou diversos artigos científicos.
Desde 1996, ela trabalha para a Comissão Europeia como avaliadora, rapporteur e revisora de projetos nas áreas de tecnologia de informação e comunicação, inovação e cooperação internacional. Entre janeiro de 2009 a outubro de 2011 liderou a área de inovação da Axia Value Chain, empresa de consultoria e gestão adquirida pela Ernst Young em 2012.
Depois dos avanços na engenharia, em 2005 Alexandra Klen avançou mais no mundo da arte. Iniciou estudos de dança de salão e tango. É também bailarina e coreógrafa, estudiosa da cultura desde 2011. Foi co-fundadora da Dois Pontos Cia de Dança e Teatro, de Florianópolis, e também realiza atividades voltadas à arte-educação.
Em 2015, para marcar os 300 anos do descobrimento da imagem da Nossa Senhora Aparecida no Brasil, maior símbolo religioso do país, ela criou e lançou o espetáculo de dança 1717, apresentado durante dois anos em diversas cidades, inclusive em Roma. Além disso, Alexandra Klen, há tempos realiza estudos e experiências envolvendo arte e ciência. Atualmente, executa projetos de desenvolvimento de lideranças, finanças sustentáveis, inovação e para GovTech.
Continua depois da publicidade
Antonietas
Antonietas é um projeto da NSC que tem como objetivo dar visibilidade a força da mulher catarinense, independente da área de atuação, por meio de conteúdos multiplataforma, em todos os veículos do grupo. Saiba mais acessando o link.

Leia também
SC será invadida pelos “verdadeiros hermanos” no feriadão de Páscoa
Expogestão traz Susana Balbo, empresária com inspiradora trajetória no mundo dos vinhos
Quais são os maiores supermercados de Santa Catarina em novo ranking da Abras
Governo de SC pretende aprovar lei para ferrovias e estadualizar linhas da rede federal
Balneário Camboriú terá a Times Square do Réveillon do Brasil






