nsc
nsc

Ajuste com o fisco

Saiba como declarar investimentos do IR 2021; prazo de entrega é até dia 31

Compartilhe

Estela
Por Estela Benetti
21/05/2021 - 14h41 - Atualizada em: 21/05/2021 - 15h07
Receita lançou inteligência artificial e declaração pré-preenchida para ajudar
Receita lançou inteligência artificial e declaração pré-preenchida para ajudar (Foto: Receita Federal, Divulgação)

Os contribuintes têm até o dia 31 deste mês para entregar a declaração do Imposto de Renda (IR) 2021 Pessoa Física à Receita Federal. Isso significa que restam apenas 11 dias para os retardatários. Muitas pessoas têm dúvidas sobre como declarar investimentos financeiros, ações e criptomoedas. 

Segundo o diretor do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis da Grande Florianópolis (Sescon), Aloisio dos Santos, as instituições financeiras que trabalham com isso fornecem dados, mas a colaboração de um profissional de contabilidade facilita.

> IR 2021: veja quais são os documentos para declaração

Sobre investimentos financeiros, bancos e corretoras fornecem “Informes Anuais de Rendimentos Pagos” com detalhes, observa o contador. Além de informar os saldos em 31/12/2019 e 31/12/2020 e se a renda obtida é tributável, isenta ou sujeita à tributação exclusiva na fonte, eles também informam o código a ser utilizado na ficha de bens, inclusive a descrição e CNPJ a serem inseridos.

De um modo geral, os principais códigos são: 31 - Ações; 45 - Aplicações de renda fixa (CDB, RDB e afins); 71 - Fundos de curto prazo, 72 - Fundos de longo prazo, 73 - Fundos de Investimentos Imobiliários (FII); e 74 - Fundos de ações. Quem tem investimentos em criptomoedas precisa ficar atento porque a partir deste ano mudaram os códigos, observa Aloisio Santos. São três códigos diferentes: 81 para Bitcoin, 82 para outras criptomoedas, conhecidas com altcoins, e 89 para outros cripto ativos, que não são criptomoedas, mas payment tokens.

> Imposto de Renda 2021: saiba como declarar

Os empreendedores e sócios do setor de tecnologia da informação também precisam de atenção especial na declaração de Imposto de Renda, observa Aloisio dos Santos, que também é sócio da MK Soluções Empresariais, que presta serviços ao setor de TI. Algumas peculiaridades precisam ser consideradas.

- É comum empresas do setor oferecer aos colaboradores participação na sociedade, através de contratos de Vesting, tais como os Phantom Shares e Stock Options. É importante esses colaboradores saberem tratar esses contratos em suas declarações, principalmente quando ocorre a alienação total ou parcial dessas participações. Aí, há necessidade de apuração do IR sobre o ganho. Entre os empreendedores, também é comum haver contratos de cessão total ou parcial de suas quotas ou ações, onde novamente é preciso apurar o IR sobre o ganho, além de informar na DIRPF – explica Aloisio Santos.

Para quem investe em bolsa e gosta de tecnologia, existe o aplicativo Grana, lançado pela Grana Capital, empresa do grupo Investtools, do Rio de Janeiro. O objetivo é facilitar a vida de quem investe em renda variável e precisa declarar. Já são mais de 20 mil usuários. Mas quem precisa fazer a declaração agora e contam com muitas informações para incluir, o mais tranquilo mesmo é buscar ajuda de contadores.

> Saiba como baixar o programa da Receita Federal

E para retardatários que não têm uma declaração complexa para fazer a Receita Federal lançou nesta quinta-feira um assistente virtual que, com inteligência artificial, ajuda o contribuinte a resolver dúvidas. Além disso, há a alternativa da declaração pré-preenchida pela Receita.

De acordo com a Receita Federal, em Santa Catarina, até terça-feira tinham sido entregues 1.042.420 declarações e são esperadas 1.480.000. O sistema recebe durante 20 horas por dia, exceto entre 1h e 5h da madrugada. O alerta da Receita é não deixar para entregar no último dia. Assim, o contribuinte evita problemas de última hora que podem resultar em atraso e mais custos.

> Imposto de Renda 2021: veja as regras da declaração

> Saiba como receber notícias do NSC Total no WhatsApp

Estela Benetti

Colunista

Estela Benetti

Especialista na economia de Santa Catarina, traduz as decisões mais relevantes do mercado, faz análises e antecipa tendências que afetam a vida de empresários, governos e consumidores.

siga Estela Benetti

Estela Benetti

Colunista

Estela Benetti

Especialista na economia de Santa Catarina, traduz as decisões mais relevantes do mercado, faz análises e antecipa tendências que afetam a vida de empresários, governos e consumidores.

siga Estela Benetti

Mais colunistas

    Mais colunistas