Eventos empresariais, culturais, esportivos, gastronômicos, festivos, comunitários, de lazer e outros. O setor de eventos retomou atividades em Santa Catarina após ser duramente afetado pela pandemia e está superaquecido. A informação é do presidente do Sindicato das Empresas de Promoção e Organização de Feiras, Congressos e Eventos de Santa Catarina (Sindieventos-SC), Develon da Rocha.

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O empresário diz que o Sindicato, que tem pouco tempo de atuação, está planejando fazer uma pesquisa sobre o crescimento do setor, que tem acelerado nos últimos anos. Atualmente, são 8.450 empresas de eventos em SC, segundo dados da Receita Federal.

Outro fato novo foi a realização do primeiro acordo coletivo entre sindicato patronal, o Sindieventos, com o sindicato laboral. O reajuste acertado há poucos dias ficou em 6%, um pouco acima do INPC, índice que baseia a reposição, que teve alta acumulada de 5,18% nos últimos 12 meses até junho deste ano.

Uma cidade lotada em julho

Neste inverno, chamou a atenção a série de eventos em Joinville durante o mês de julho. Pessoas que estiveram na cidade no período informaram que foi difícil conseguir vaga na rede hoteleira. O maior evento foi o festival de dança, realizado em duas semanas, mas a cidade abrigou também uma feira industrial, uma corrida de rua, outros eventos culturais e também a posse da diretoria da associação empresarial, a Acij, entre outros.

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– É notório o crescimento no número de eventos em Santa Catarina. Entre os setores que realizam mais estão os de tecnologia e agronegócio. Também são realizados diversos summits. Nos fins de semana temos eventos regionais, em muitas cidades. Está havendo uma crescente segmentação por conta do comportamento do público – destaca Develon da Rocha.

Entre as mudanças no comportamento do público está a maior presença em eventos festivos, mas as pessoas estão saindo mais cedo, observa ele. Atualmente, a maioria fica até por volta das 22h num evento festivo. Anos atrás, era comum ficar até às 02h da manhã, compara o empresário, que também lidera o CBC Brasil – Concurso Brasileiro de Cervejas, além de outros eventos sobre essa bebida.

O turismo de eventos gera um ciclo virtuoso na economia. Além da renda para o evento específico em que as pessoas participam, eleva a ocupação de hotéis, restaurantes, transporte, impulsiona o comércio, os serviços e muito mais. Existe um consenso de que o turismo aquece mais de 50 atividades, mas vai muito além disso.     

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