A plataforma mexicana de locação de imóveis Casai anuncia a aquisição da startup Roomin, de Florianópolis, e o início oficial das atividades em Santa Catarina. A empresa estreou no mercado brasileiro em maio deste ano, em São Paulo, com capital de R$ 100 milhões para investimentos em dois anos. O valor do negócio com a Roomin não foi revelado, mas a Casai informou que está destinando R$ 30 milhões para a expansão de atividades em Florianópolis e em outras cidades de SC.
Continua depois da publicidade
> Receba as principais informações de Santa Catarina pelo Whatsapp
Com marca resultante das iniciais de ‘casa inteligente’, a Casai foca imóveis de alto padrão, em regiões nobres. Depois de São Paulo, ingressou no Rio de Janeiro antes de vir para Florianópolis. A aquisição da Roomin foi a segunda feita pela empresa no Brasil. A primeira foram as atividades da multinacional Q Apartments no país.
Apesar da similaridade de atividade com o Airbnb e outras empresas digitais da área, a Casai explica que não é uma concorrente direta, mas parceira. Atua com imóveis de alto padrão equipados com dispositivos inteligentes, informa o diretor de expansão da Casai, Daniel Hermann. Por isso, os preços de locação praticados são semelhantes aos de hotéis de cinco ou quatro estrelas.
– Tem algumas coisas das quais a gente não abre mão. Tem a parte da fechadura digital e o Wi-fi é acima da média, seja para trabalho, seja para streaming. A gente coloca também sempre um Google Assistant ou Alexa. São vários itens que melhoram a experiência do hóspede, melhoram também o preço da diária, a ocupação e a rentabilidade do imóvel – explica Hermann.
Continua depois da publicidade
PIB de SC cresce quase 10% no período de 12 meses até setembro, estima a SDE
Segundo ele, a aquisição da Roomin, fundada pelos empreendedores Walmir Júnior e Bernardo Oliveira, aconteceu em função da similaridade do negócio com o da Casai. Com isso, a plataforma estreia em Santa Catarina com mais de 100 imóveis para locação e, em seis meses, poderá chegar a 200.
Os bairros de Florianópolis que a Casai tem imóveis são o Centro, Agronômica, Jurerê, Ingleses, Cachoeira, Pantanal, Itacorubi, Córrego Grande, Trindade, Campeche e Campinas. Conforme Hermann, o plano, no médio prazo, é expandir para outras regiões de Santa Catarina. A próxima cidade estudada é Balneário Camboriú.
Os cofundadores da Roomin, que hoje é incorporada à Casai, seguirão atuando na startup em Santa Catarina. A empresa está interessada em incluir mais imóveis inteligentes de Florianópolis na plataforma. A escolha da capital foi pelo fato de já ter um mercado dinâmico nesse tipo de locação por ser um polo de tecnologia e turismo.
Leia também
Falta de trabalhadores é desafio em SC; empresa planeja buscar no Nordeste
Döhler faz 140 anos com plano de dobrar receita até 2027