Centrosul lotado e trânsito engarrafado nas ruas próximas, na cidade de Florianópolis, comprovaram que o Startup Summit se tornou um dos maiores eventos de tecnologia do Brasil. O balanço divulgado pelo Sebrae confirma público de 38 mil pessoas, 10 mil presenciais e 28 mil on-line.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina no WhatsApp

Isso significa que o evento cresceu 23,37% frente ao de 2022, mas o grande diferencial foi o salto no público presencial. Na edição anterior, foram 5,8 mil pessoas no centro de eventos e, nesta, 10 mil pessoas, um crescimento de 78,57%.

Com mais presença de público, o evento, que visa aproximar atores do setor de tecnologia e inovação para gerar negócios, alcançou melhor seus objetivos. Contou com a presença de 3.500 empresas inovadoras. A feira do evento ficou lotada com estandes maiores, menores ou coletivos.

Vieram para o Startup Summit empreendedores de tecnologia e inovação de todos os estados, mais empresários e palestrantes de 10 países. Outro diferencial desta vez foi o crescimento da participação feminina. Dos 205 palestrantes, 116 eram mulheres, o que significou presença feminina de 56,58% no total. Esse movimento foi liderado pelo programa Sebrae Delas Mulheres de Negócios.

Continua depois da publicidade

Outro destaque foi a vinda de mais fundos de investimentos e corporates. Marcaram presença lideranças de 80 fundos e mais de 100 corporates (grandes empresas de diversos setores que investem em negócios nascentes de tecnologia e inovação). O evento é organizado pelo Sebrae Nacional, Sebrae SC, Associação Catarinense de Tecnologia (Acate) e Associação Empresarial de Florianópolis (Acif).

Público na plenária do evento (Foto: Eduardo Valente, Secom)

O diretor-técnico do Sebrae Nacional, Bruno Quick, que acompanhou o evento em Florianópolis, disse que o Startup Summit cumpre papel de promover o desenvolvimento de empresas inovadoras. Adiantou que o Sebrae seguirá investindo no evento para fortalecê-lo, com mais empresas do Brasil e exterior.

– Estamos encerrando a maior edição do Startup Summit com um saldo muito positivo. Foram milhares de conexões, que vão gerar uma enorme quantidade de negócios nas próximas semanas e meses. Temos visto o evento crescer ano a ano. Esse impacto que o Startup Summit gera é motivo de orgulho para a Acate – afirmou Iomani Engelmann, presidente Acate.

O presidente da Acif, Célio Bernardi, destacou a intensa presença de empresários no estande da entidade no Startup Summit. Segundo ele, foi uma mostra de como a coletividade impulsiona o empreendedorismo.

Continua depois da publicidade

– O evento, ao reunir empresários, startups promissoras e investidores visionários, o evento não apenas coloca a cidade no mapa global da inovação, mas também catalisa a economia local, impulsiona o ecossistema de tecnologia e fortalece a imagem de Florianópolis como um polo de criatividade e progresso – avaliou Bernardi.

– A nossa previsão se concretizou, fizemos o maior Startup Summit da história e estamos muito felizes com isso. Encerramos a sexta edição e já começamos a pensar no próxima – celebrou Carlos Henrique Ramos Fonseca, superintendente do Sebrae SC.

Vinte empresas de SC premiadas

Além de participar do Startup Summit, tem empresa catarinense que volta para casa com um bom recurso inesperado. É o caso das 20 vencedoras do programa Acelera Startup SC. Cada uma vai ganhar prêmio de R$ 80 mil para investir na própria empresa.

O programa conta com 50 participantes anuais que durante sete meses participam de mentorias e workshops para acelerar crescimento, destaca o diretor técnico do Sebrae SC, Luc Pinheiro. No final, durante o Startup Summit, são reveladas e premiadas as 20 que alcançaram melhores resultados.

Continua depois da publicidade

As vencedoras deste ano são: Bit Energy, Cubos Soluções, Select Data, Troque Commerce, Lux Sistemas, Cherpa, Soul Clinic, Anfitriões de Aluguel, Clique Fiscal, Connect Mix, Data for.all, Inmeta, Its crédito, Meu pescado, Bet nove, Pro educacional, Ritmo do esporte, Sales Hunter, Veeries e Converses Commerce.

Impactos na economia da cidade

O público que veio de fora lotou a rede hoteleira de Florianópolis na cidade e também elevou a ocupação de equipamentos nas praias, conforme sondagem divulgada pelo presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares, Luciano Pereira Oliveira. Como o evento foi realizado somente à tarde e início da noite, os visitantes tiveram a manhã livre para visitar a cidade, praias e também fazer compras, o que colaborou para elevar vendas. O setor de transporte por aplicativo também registrou elevada demanda no período.

Leia também

Relatório do Sebrae mostra crescimento acelerado no número de startups em SC

SC e Canadá criam parceria inédita para levar empresas catarinenses ao país

Multinacional indiana com filial em SC lança programa para startups

Nexpon anuncia nova investida: Anfitriões de Aluguel 

Reforma tributária pode limitar crescimento de startups no Brasil, alerta a Acate

Maior Startup Summit mostra setor de tecnologia forte e portador de futuro

Publicidade

Além de muita informação relevante, o NSC Total e os outros veículos líderes de audiência da NSC são uma excelente ferramenta de comunicação para as marcas que querem crescer e conquistar mais clientes. Acompanhe as novidades e saiba como alavancar as suas vendas em Negócios SC

Destaques do NSC Total