nsc
nsc

Efeito da pandemia

Turismo rural cresce até 80% em SC, informa associação

Compartilhe

Estela
Por Estela Benetti
23/05/2021 - 08h35
Estrada Bonita, no interior de Joinville, é um roteiro consolidado
Estrada Bonita, no interior de Joinville, é um roteiro consolidado (Foto: Carlos Júnior, Especial AN, BD)

A pandemia mudou o padrão do turismo mundial. O agito dos centros urbanos e praias estão dando lugar ao interior, incluindo cidades que não estão no turismo tradicional e roteiros rurais, junto à natureza. Essa é a tendência forte deste ano em Santa Catarina, afirma a presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagens (Abav-SC), Conceição Junckes. Segundo ela, em média, esse turismo no interior, turismo rural, cresceu até 80% frente a 2019 no Estado. Ela não considera 2020 porque, em função da Covid-19, as cidades do interior receberam poucas pessoas. Entre as cidades que avançaram no receptivo turístico este ano está Joinville, a maior de Santa Catarina que conta com atrações culturais e natureza exuberante junto à Serra do Mar.

Programa Cidade Empreendedora: organização para impulsionar o desenvolvimento local

Novas rotas

Em cidades maiores, como Joinville, os turistas ocupam a rede hoteleira e fazem os passeios no interior, normalmente organizados por agências receptivas ou usam veículo próprio. Segundo Conceição Junckes, presidente da Abav-SC, o município conta com mais de 20 roteiros e outros estão sendo lançados. O mais novo é a Rota Caminhos do Piraí e logo será lançada também a Rota da Dança Joinville. Essa da dança incluirá a escola Bolshoi do Brasil, única filial fora da Rússia da tradicional instituição. Segundo Conceição Junckes, o crescimento da procura é geral no Estado, inclui hotéis fazenda, outros equipamentos no interior e roteiros do frio, como as vinícolas na Serra e os cânions no Sul do Estado.

Investimentos

As regiões mais frias, de hotéis fazenda, registram demanda maior desde o ano passado, impulsionada pela pandemia. Sem aulas, as famílias levaram as crianças para o interior, inclusive durante a semana, informa Ana Vieira, assessora de turismo da Associação dos Municípios da Região Serranara (Amures). Um fato novo, segundo ela, foi a aceleração de investimentos. São muitos projetos pequenos, médios ou mudança de atividade, mas há também projeto de padrão internacional, como o Hotel Fazenda Serro Azul, que está sendo finalizado em Coxilha Rica, interior de Lages.

Saiba como declarar investimentos do IR 2021; prazo de entrega é até dia 31

> Receba notícias de Santa Catarina por WhatsApp

Estela Benetti

Colunista

Estela Benetti

Especialista na economia de Santa Catarina, traduz as decisões mais relevantes do mercado, faz análises e antecipa tendências que afetam a vida de empresários, governos e consumidores.

siga Estela Benetti

Estela Benetti

Colunista

Estela Benetti

Especialista na economia de Santa Catarina, traduz as decisões mais relevantes do mercado, faz análises e antecipa tendências que afetam a vida de empresários, governos e consumidores.

siga Estela Benetti

Mais colunistas

    Mais colunistas