Uma festa magnífica, muito linda. Foi assim que Walter Orthmann, o trabalhador mais longevo do mundo na mesma empresa, resumiu a homenagem surpresa que recebeu para comemorar seus 100 anos de vida. As máquinas da RenauxView, de Brusque, Santa Catarina, ficaram paradas nesta quinta-feira para que os cerca de 700 colegas e convidados pudessem celebrar a data única. Apaixonado pelo trabalho, o gerente de vendas prometeu fazer a parte dele no contrato que renovou ano passado por mais 15 anos. Isso significa que poderá trabalhar até quando quiser.

Continua depois da publicidade

Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

– Comecei a trabalhar desde criança e nunca parei. Trabalho faz falta para a saúde. Pessoa parada não vive. Com trabalho pode ir longe – afirmou ele, entre uma selfie e outra, sentado numa bela cadeira em toldo exclusivo para o evento.

Entre os convidados, familiares de Walter Orthmann como a esposa Lucia Helena Valle, filhos e amigos brusquenses, incluindo o empresário Luciano Hang e família.

Seu Walter Orthmann ganhou uma cadeira especial para receber os parabéns
Seu Walter Orthmann ganhou uma cadeira especial para receber os parabéns (Foto: Patrick Rodrigues, NSC Total)

– Quando assumimos a empresa, em 2006, eu perguntei para o seu Walter se ele topava trabalhar conosco com contrato de 15 anos, com um detalhe: renovável por mais 15 anos. Ele disse sim. No ano passado, foram completados os 15 anos. Disse a ele que o contrato foi renovado automaticamente e ele concordou – revelou Armando Hess de Souza, presidente da RenauxView.

Continua depois da publicidade

Armando Hess conhecia Walter Orthmann desde quando presidia a Dudalina e comprava tecidos com ele da empresa que adquiriu mais tarde, juntamente com o sócio Márcio Bertoldi. Na transição, fez questão de fazer um contrato especial com o vendedor mais longevo. Seu Walter completou 84 anos na empresa e, por isso, recebeu este ano o terceiro registro no Guinness World Records por ser a pessoa mais longeva do mundo na mesma empresa. A RenauxView tem 97 anos e, quando chegar a 100, fará outra grande festa, antecipa o presidente.

– Para mim ele é uma referência de vida. Eu sigo muito o exemplo dele. Para a empresa, para Brusque, para Santa Catarina e para o Brasil ele representa o valor do trabalho. A vida é dignificada pelo trabalho e o seu Walter é o maior exemplo do Brasil. Ele dedicou a vida a uma empresa. Construiu uma família maravilhosa, se qualificou o tempo todo. É um homem virtuoso porque é apaixonado pelo que faz. É corajoso, enfrentou e superou todas as dificuldades nesses 84 anos de Brasil. É virtuoso porque é um homem de boa fé, mostra sabedoria com a simplicidade. É um homem único e exemplo a ser seguido – conta Armando Hess.

O evento contou com discurso do aniversariante, que falou sobre sua trajetória e a importância do trabalho. Questionado sobre que conselho dá aos jovens, ele disse que é o estudo. Para os jovens terem uma carreira, ele recomenda estudar na área que gosta.

– Tem que fazer com amor, fazer sorrindo – disse.

O diretor de marketing da RenauxView, Roberto Sander, é um dos executivos que dão atenção especial ao longevo empregado. Conta que segue muito lúcido, com autonomia. Vem para a empresa diariamente dirigindo o carro por cinco quilômetros por volta as 8h30min e retorna às 16h30min para fugir dos engarrafamentos.

Continua depois da publicidade

Questionado sobre o que gostaria de ganhar de presente nos 100 anos, seu Walter disse que não queria nada, mas gostaria que fizessem doações para a Rede Feminina de Combate a Câncer, de Brusque. Segundo a presidente da rede, Miriam Evangelista Ribeiro, são realizados cerca de 500 exames por mês de mulheres de Brusque e região.

Armando Hess, Roberto Sander e Marcio Bertoldi abraçam seu Walter
Armando Hess, Roberto Sander e Marcio Bertoldi abraçam o empregado mais longevo (Foto: Patrick Rodrigues, NSC Total )

Destaques do NSC Total