Pela primeira vez a disputa eleitoral para governador de Santa Catarina terá dois políticos com base eleitoral em Blumenau na disputa: Décio Lima (PT) e Odair Tramontin (Novo) concorrerão nas Eleições 2022. Só há um episódio na história que serve de paralelo. Foi em 1986.

Continua depois da publicidade

​> Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp.

Naquele ano, Acácio Bernardes (PDT) e Vilson Kleinübing (PFL) disputaram o governo. O primeiro era advogado conhecido na cidade. O segundo fincou raízes em Blumenau logo depois daquela eleição, em que foi derrotado por Pedro Ivo Campos (PMDB). Ou seja, não dá para dizer que era uma candidatura blumenauense.

Desde 1990, quando Vilson Kleinübing acabou eleito governador (aí, sim, com base eleitoral na cidade), Blumenau só havia conseguido lançar mais um candidato à Casa D’Agronômica: o próprio Décio Lima, em 2018.

O petista e Odair Tramontin têm diferenças ideológicas profundas. Em tese, o eleitor de um não voto no outro de jeito nenhum. Para ambos o desafio será romper as bolhas, em Blumenau e fora dela.

Continua depois da publicidade

Tramontin foi confirmado candidato na convenção do partido Novo, quarta-feira (20). O PT fará a sua reunião nesta segunda-feira (25), quando o nome de Décio deve ser confirmado.

Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto no WhatsApp. Basta clicar aqui.

Leia também

Como operam os políticos de SC que sobrevivem do terrorismo moral

Macacos de SC recebem vacina desenvolvida para humanos

Fotos mostram vandalismo e descuido na nova Curt Hering, em Blumenau

Rodoviária de Blumenau terá mais lojas e até ar-condicionado

Destaques do NSC Total