Mais lojas e serviços aos passageiros, menos atividades administrativas dos órgãos de trânsito de Blumenau ocupando espaço. Esse é o plano da prefeitura para o terminal rodoviário, que será concedido à inciativa privada nos próximos meses. Em reunião com a Sinart, empresa interessada no negócio, o governo municipal pediu alterações na proposta que está em discussão. O objetivo é ampliar a área locável. Entre as sugestões está a saída da Secretaria de Trânsito e Transportes (SMTT) do prédio.

Continua depois da publicidade

​> Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp.

Pelo novo esboço, o piso térreo seria ocupado por lojas, serviços privados e também um espaço com serviços públicos ao cidadão. Os guichês de empresas de ônibus passariam ao segundo piso, hoje inacessível aos usuários. Também haveria lugar para salas de espera das companhias. Outra proposta é climatizar o saguão de embarque e limitar o acesso às pessoas que vão entrar nos ônibus.

O processo de concessão da rodoviária de Blumenau partiu de uma Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) aberto pela prefeitura de Blumenau em 2021. Nesse sistema, empresas têm a chance de propor modelos de parceria ao município. A Sinart apresentou uma proposta e nesta semana recebeu sugestões de mudanças. Agora, terá um prazo para recalcular o modelo financeiro do projeto.

Além do debate com a pretendente, a prefeitura contratou uma consultoria para avaliar no detalhe o que a SInart apresentou. Depois disso deve ocorrer uma consulta pública, com a documentação disponível para a população avaliar, e uma audiência pública. Somente depois disso será lançado um edital de licitação, em que outras empresas também poderão participar.

Continua depois da publicidade

Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto no WhatsApp. Basta clicar aqui.

Leia também

Vereadores de Blumenau concedem status de utilidade pública a associação cervejeira

A doença que mais afasta servidores de Blumenau do trabalho em 2022

Visitantes encontram portões fechados no Morro do Spitzkopf em Blumenau

Resgate de animais silvestres em Blumenau agora depende do IMA em Florianópolis