O esclarecimento do processo de contratação das luzes de Natal em 2019 em Blumenau teve mais um capítulo hoje. Em depoimento ao Ministério Público, nesta quinta-feira (21), o presidente da Associação Blumenauense de Turismo, Eventos e Cultura (Ablutec), Develon da Rocha, recorreu ao direito de permanecer em silêncio. Já o prefeito Mário Hildebrandt não compareceu no horário agendado.
Continua depois da publicidade
> Empresas que decoraram Blumenau para o Natal 2019 cobram mais de R$ 1 milhão atrasados
Foram ouvidos apenas o secretário de Turismo, Marcelo Greuel, e um servidor municipal responsável pela fiscalização do contrato frustrado entre prefeitura e Ablutec. Para entender o caso em detalhes, leia a coluna anterior sobre o assunto.
> Receba as notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp.
Greuel disse ao promotor o que a prefeitura já havia manifestado em nota: o contrato com a Ablutec foi suspenso antes mesmo de ser assinado, em novembro do ano passado. Portanto, o município não teria responsabilidade sobre o assunto.
Continua depois da publicidade
Ausência
Hildebrandt havia solicitado que o depoimento fosse marcado para depois do período eleitoral, alegando que o caso está sendo usado para fins políticos, mas o promotor Gustavo Mereles Ruiz Diaz não concordou. Com a ausência do prefeito, que precisa ser justificada ao MP, outra data será estipulada para ouvi-lo.
> Associação diz que pagará a iluminação decorativa de Natal em Blumenau
Entre as dúvidas que permanecem em aberto estão a origem da dívida superior a R$ 1 milhão que está sendo cobrada por empresas que instalaram a decoração, o papel do município no processo de contratação e o impacto da confusão na Magia de Natal de 2020.
Depois que a coluna revelou quais empresas instalaram as luzes (e não receberam), o promotor indicou que deve solicitar novas diligências sobre o caso.
Pesquisa eleitoral
De acordo com uma pesquisa da Paraná Pesquisas feita a pedido da NSC Comunicação, Hildebrandt lidera a corrida eleitoral em Blumenau, com 33,9% das intenções de voto na pesquisa estimulada — quando uma lista com todos os candidatos é apresentada ao eleitor, e ele escolhe um.
Continua depois da publicidade
O segundo colocado é João Paulo Kleinübing (DEM), com 15,7%. A margem de erro é de quatro pontos percentuais, para mais, ou para menos. Além disso, 52,4% dos entrevistados avaliam o governo do atual prefeito como “ótimo” ou “bom”. Clique aqui e confira todos os dados.
A pesquisa foi feita entre 17 e 20 de outubro e ouviu, por telefone, 610 eleitores. O índice de confiabilidade é de 95%, ou seja, há a probabilidade de 95% de que os números reflitam o atual momento eleitoral em Blumenau. O registro da pesquisa junto ao Tribunal Superior Eleitoral é SC-00372/2020.
 
				 
                                    