nsc
nsc

Transporte coletivo

Alexandro Fernandes assume a Seterb, em Blumenau, na condição de bombeiro

Compartilhe

Evandro
Por Evandro de Assis
06/08/2021 - 09h06
Alexandro Fernandes foi coringa da administração Napoleão Bernardes
Alexandro Fernandes foi coringa da administração Napoleão Bernardes (Foto: Patrick Rodrigues, BD, Santa)

É na condição de bombeiro que Alexandro Fernandes (PL) assumirá a Secretaria de Trânsito e Transportes (Seterb) na próxima terça-feira (10), atendendo a convite do prefeito Mário Hildebrandt (Podemos). Quarto titular da pasta em 16 meses, descontada a interinidade-relâmpago de Lairto Leite, ele passa a ser o apaga-incêndios da crise no transporte coletivo, em especial do efeito mais imediato dela: a ameaça de paralisações dos motoristas e cobradores.

> Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp.

O nome do atual diretor-geral da Câmara de Vereadores atende a um desejo do prefeito de contar com alguém habituado às pressões de um cargo de exposição pública. Fernandes foi um coringa da administração Napoleão Bernardes (PSD), ocupando pastas diversas, e também colaborou com o início do governo Hildebrandt na Secretaria de Infraestrutura Urbana. A saída do antecessor, Fabrizio Barbieri, foi motivada pela dificuldade de conciliar o escritório de advocacia com o rojão da Seterb.

Apesar de filiado ao PL de Ivan Naatz, Alexandro Fernandes retorna ao Executivo na cota do presidente do Legislativo, Egídio Beckhauser (Republicanos). A mudança, entretanto, não o afastará da Câmara por muito tempo. Em breve Fernandes deverá ser convocado a depor, na condição de secretário, à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Transporte Coletivo. Será curioso observar a inquirição de alguém que, até o momento, atuou na gestão administrativa da comissão.

A proximidade com os parlamentares, no entanto, pode ser um trunfo para pacificar os ânimos enquanto o Executivo busca saídas para a falência do sistema de ônibus da cidade, que já não se mantém sem subsídios milionários devido à queda no número de usuários.

Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto no WhatsApp.

Evandro de Assis

Colunista

Evandro de Assis

Notícias e comentários exclusivos sobre o cotidiano de Blumenau e do Vale do Itajaí.

siga Evandro de Assis

Evandro de Assis

Colunista

Evandro de Assis

Notícias e comentários exclusivos sobre o cotidiano de Blumenau e do Vale do Itajaí.

siga Evandro de Assis

Mais colunistas

    Mais colunistas