Nunca Blumenau vacinou tão poucos moradores contra o vírus influenza, que provoca a gripe. Mesmo com os ambulatórios gerais e pronto-atendimentos da cidade lotados de pacientes com doenças respiratórias, só um em cada três integrantes de grupos prioritários procurou a proteção até o dia 1º de junho. 

Continua depois da publicidade

​> Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp.

Nesta semana, Santa Catarina liberou as doses disponíveis para todos os moradores, mas a baixa procura entre os mais vulneráveis preocupa. Quadros de gripe podem evoluir para síndromes graves, internações e até mortes.

Só 27,6 mil pessoas com mais de 60 anos haviam tomado a vacina até semana passada em Blumenau, metade do público estimado na cidade. Entre as crianças, 5,3 mil foram vacinadas — no ano passado, 24 mil receberam a dose. Apenas 661 gestantes buscaram a imunização neste ano, um quarto das 2,6 mil de 2021. Até mesmo entre os trabalhadores da saúde a cobertura está baixa (56,4%).

Houve dois sábados de mobilização pelas vacinas, ampliação de horários, divulgação… E o resultado ainda não veio.

Continua depois da publicidade

— Não é so Blumenau, esta é uma das piores campanhas de vacinação da década no Brasil. É um problema geral — avalia o secretário de Promoção da Saúde, Marcelo Lanzarin.

Para ele, a ascensão de movimentos antivacina durante a pandemia de Covid-19 têm responsabilidade sobre o mau resultado. Apesar da liberação para todos os públicos, a prefeitura ainda pretende executar ações com foco em idosos e crianças.

Para vacinar-se contra a gripe, basta procurar uma unidade de saúde com sala de vacina ativa entre as que a prefeitura de Blumenau listou. Pessoas acima de 12 anos não precisam respeitar o intervalo de 15 dias entre aplicação das vacinas contra gripe e Covid-19.

Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto no WhatsApp. Basta clicar aqui.

Leia também

Blumenau investiga caso suspeito de varíola dos macacos

Remendos na BR-470 vão durar menos que promessa do governo federal

Blumenau vai comprar trailer para castrar animais nos bairros

Hospital de Blumenau planeja ampliação de R$ 50 milhões e heliponto