Hospitais, ambulatórios e postos de saúde de Blumenau vivem uma sobrecarga, neste mês de maio, que lembra os dias mais tensos da pandemia de Covid-19. A comparação é do secretário de Promoção da Saúde, Marcelo Lanzarin. Uma combinação de epidemia de dengue, aumento dos casos de coronavírus, influenza e falta de médicos para o trabalho faz os pacientes esperarem várias horas por atendimento.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp.
Blumenau suspendeu as consultas eletivas das unidades do programa Estratégia de Saúde da Família (ESF) a partir desta segunda-feira (16), liberando a agenda. Receitas para medicamentos de uso contínuo estão sendo prorrogadas para evitar que pacientes desloquem-se aos postos. Boletins da Covid-19 voltaram a ser divulgados diariamente devido à alta de casos.
— Não é exclusividade de Blumenau. É a primeira vez que estamos vivendo uma epidemia de dengue em Santa Catarina. E ela veio junto com a Covid-19 e a influenza — afirma Lanzarin.
Na sexta-feira (13), o Hospital Santo Antônio informou que a espera por atendimento na emergência pode chegar a oito horas para adultos e 12 horas na unidade pediátrica. A sobrecarga, segundo nota da casa de saúde, teria relação com a falta de médicos em unidades básicas, como os ambulatórios gerais.
Continua depois da publicidade
Lanzarin admite que há falta de profissionais, especialmente nos turnos da tarde e da noite em dias de semana. Mas diz que a sobrecarga afeta também a rede particular. Ambulatório da Unimed e pronto-atendimento do Hospital Santa Catarina registram demanda acima da média, segundo o secretário.
Hoje a secretaria está trabalhando com 28 vagas de médicos não preenchidas. Na próxima sexta-feira (20) ocorre mais uma chamada pública para contratação de médicos em Blumenau. Enquanto isso, a prefeitura trabalha para homologar resultados do último concurso público, que permitirá a contratação de efetivos.
Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto no WhatsApp. Basta clicar aqui.
Leia mais
Escalação dos times para a eleição em Blumenau começa a ficar mais clara
Medição do Rio Itajaí-Açu será reforçada até outubro
Cartório de Blumenau muda de mãos pela segunda vez em três anos
Mudança no IPTU de Blumenau que impactaria 60% dos imóveis é vetada