O Reino do Garcia terá um museu para chamar de seu. A coleção a ser exposta, de acordo com os planos de um grupo de amigos formado no distrito de Blumenau, será baseada no acervo do pesquisador da história Adalberto Day, falecido em maio. A empresa Bella Janela, que ocupa as antigas instalações da Souza Cruz, ofereceu uma sala e dispôs-se a encampar o projeto, com o auxílio de Dalva Day, viúva do homenageado, do comediante Sargento Junkes, além de outros cidadãos do “Reino”.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp

O objetivo do grupo, que fez a primeira reunião na semana passada, é envolver a comunidade e o Arquivo Histórico José Ferreira da Silva na elaboração do espaço. Adalberto Day reuniu, ao longo de décadas, bandeiras, flâmulas e camisas de instituições como o Amazonas Futebol Clube e da Empresa Industrial Garcia. Também colecionava objetos como aparelhos de rádio e máquinas fotográficas antigas. Mas a maior riqueza do acervo é o conjunto de fotografias e informações reunidas pelo pesquisador da história local.

— Quando fui visitar o seu Adalberto, ele revelou que sempre teve vontade de colocar o acervo em um local público — conta Junkes.

Como a ideia acaba de nascer, ainda carece de detalhamento. O desejo do grupo envolvido, que inclui nomes como Djalma Fontanella, Sérgio Lapolli, Álvaro Santos e Sérgio Tomio, é expor parte do acervo físico e oferecer telas para consulta ao blog que Adalberto diligentemente abasteceu com informações históricas por anos.

Continua depois da publicidade

Roberto Baby, da Bella Janela, conta que planeja inaugurar um outlet no Garcia em 2 de setembro de 2024. O Museu do Reino poderia estrear na mesma data, sugere.

A Secretaria de Cultura e Relações Institucionais dispôs-se ajudar. A viúva de Adalberto, Dalva Day, apoia a iniciativa. Há uma turma de voluntários empenhada em fazer acontecer.

O Garcia e Blumenau só têm a ganhar.

Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto do Whatsapp

Leia também

Vídeo mostra motorista que bateu em ônibus de Blumenau sendo carregado após acidente

Visitante da Oktoberfest Blumenau vai poder matar a sede de graça

Marca de chocolates desiste de investir em espaço público de Blumenau

Destaques do NSC Total