A Câmara de Vereadores de Blumenau anunciou que vai liberar os servidores da Casa a trabalhar de maneira remota a partir desta sexta-feira (30). O motivo é o número de casos de coronavírus dentro do Legislativo. Há ao menos seis confirmações, além de pacientes suspeitos.

Continua depois da publicidade

> Quer receber as notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp.

Sete setores, entre eles gabinetes de parlamentares, tiveram de fechar as portas desde a semana passada. O vereador Sylvio Zimmermann (PSDB) confirmou na quarta-feira (28) que testou positivo. As atividades presenciais só devem ser retomadas dentro de duas semanas. Isso se a situação se normalizar.

> Qual candidato a prefeito de Blumenau tem o melhor jingle?

Porém, ainda não há consenso entre os integrantes da Mesa Diretora sobre a resolução que oficializará a medida. Parlamentares temem reações no período pré-eleitoral e acusações de que os servidores estarão em casa trabalhando nas campanhas.

Continua depois da publicidade

As sessões ordinárias da Câmara de Blumenau estão sendo promovidas de maneira remota desde o início de julho. À época, servidores do Legislativo revelaram desconforto por ter que seguir trabalhando em ambiente fechado enquanto os parlamentares poderiam ter a opção de não frequentar o prédio.

Covid-19 em Blumenau

Neste mês de outubro, a pandemia de Covid-19 recruscedeu em Blumenau. A média móvel diária de novos casos diagnosticados subiu de 30, no fim de setembro, para 125. Somente na quarta foram 186 casos novos. Há 17 pessoas internadas em Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs).

Nesta quarta-feira, o médico infectologista Amaury Mielle participou do Santa 3 por 4, programa semanal exibido via redes sociais e no formato podcast. Ele criticou a passividade das autoridades e da sociedade com o crescimento no número de casos. Assista abaixo.