nsc
nsc

ELEIÇÕES 2022

Cidades da região de Blumenau preparam manifesto eleitoral inédito

Compartilhe

Evandro
Por Evandro de Assis
07/04/2022 - 09h39
É a primeira vez que a associação de municípios conduz a elaboração de uma carta com prioridades
É a primeira vez que a associação de municípios conduz a elaboração de uma carta com prioridades (Foto: Cristiano Estrela, BD, NSC Total)

As 14 cidades da região de Blumenau que compõem a Associação dos Municípios do Vale Europeu (Amve) produzirão um manifesto eleitoral neste ano. É a primeira vez que a entidade conduz a elaboração de uma carta com as prioridades regionais. Obras e investimentos serão selecionados pela própria população, além das prefeituras e lideranças setoriais, em reuniões que começam na próxima semana.

> Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp

A única exigência é que as demandas elencadas sejam regionais, ou seja, beneficiem mais de um município. Antes de cada reunião, um profissional do Sebrae vai orientar os presentes. A entidade está prestando assessoria à Amve na iniciativa, batizada de Vale Europeu em Movimento.

Segundo o presidente da associação, o prefeito de Ascurra, Arão Josino (PSD), a expectativa é de que surjam temas como transporte intermunicipal, saúde, assistência social, obras rodoviárias e turismo regional. O objetivo é ter uma pauta conjunta do Médio Vale do Itajaí para apresentar aos candidatos nas Eleições 2022 e depois cobrar nos gabinetes de Florianópolis e Brasília.

— Não queremos disputar espaço com as cartas que já são feitas por entidades empresariais, por exemplo, mas entendemos que a associação de municípios também tem que apresentar o seu manifesto — defendeu.

Na saúde, por exemplo, os 14 municípios contam cerca de 11 mil pessoas aguardando cirurgias eletivas. Municípios menores reclamam a oferta de pronto-atendimento regionalizado, para que os pacientes não precisem viajar até as cidades maiores, onde já existe sobrecarga.

Na assistência social, uma das propostas em discussão é buscar financiamento estadual para instituições de atendimento regional. Acessos entre os municípios, a duplicação da BR-470 e um plano de integração para o transporte coletivo também devem constar das demandas.

A primeira reunião será em Ascurra, na segunda-feira (11). Pela programação, a equipe da Amve vai até o município, passa a tarde reunida com servidores da prefeitura e lideranças locais e, das 18h30min às 21h, ocorre o debate aberto com a comunidade.

O documento final será divulgado em agosto e, a partir de então, os candidatos serão convidados a comprometer-se com ele.

Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto no WhatsApp. Basta clicar aqui.

Calendário de reuniões

11 de abril - Ascurra

12 de abril - Doutor Pedrinho

18 de abril - Botuverá

19 de abril - Rio dos Cedros

2 de maio - Timbó

3 de maio - Apiúna

9 de maio - Guabiruba

10 de maio - Indaial

16 de maio - Brusque

17 de maio - Rodeio

23 de maio - Gaspar

24 de maio - Blumenau

30 de maio - Pomerode

31 de maio - Benedito Novo

Leia também

Blumenau já escolheu uma obra para homenagear Paulo França

Dois vereadores de Blumenau serão secretários do governo Hildebrandt

Mário Hildebrandt fica sem gabinete na prefeitura de Blumenau

Obras em ruas de Blumenau atrasam por falta de trabalhadores

Evandro de Assis

Colunista

Evandro de Assis

Notícias e comentários exclusivos sobre o cotidiano de Blumenau e do Vale do Itajaí.

siga Evandro de Assis

Evandro de Assis

Colunista

Evandro de Assis

Notícias e comentários exclusivos sobre o cotidiano de Blumenau e do Vale do Itajaí.

siga Evandro de Assis

Mais colunistas

    Mais colunistas