Dois vereadores de Blumenau aceitaram convites para serem secretários do governo Mário Hildebrandt (Podemos). Cotados há semanas, Marcelo Lanzarin (Podemos) e Alexandre Matias (PSDB) confirmaram a mudança do Legislativo para o Executivo. Eles devem ser empossados no dia 18 de abril nas secretarias de Saúde e Desenvolvimento Social, respectivamente. Um terceiro nome está confirmado na reforma administrativa em andamento: o ex-secretário Marcelo Althoff assumirá a Secretaria de Concessões e Parcerias.

Continua depois da publicidade

> Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp

Lanzarin havia recebido o convite do prefeito para assumir a Saúde logo após o pedido de exoneração de Winnetou Krambeck (PSDB), no dia 14 de março. Ele fez suspense, mas confirmou à coluna nesta terça-feira (5) que assumirá o cargo. Médico, o vereador havia comandado a secretaria no governo de João Paulo Kleinübing. No retorno ao posto, terá a missão de reorganizar os serviços de saúde após os piores momentos da pandemia de Covid-19. Do ponto de vista político, a Saúde dá ao vereador maior visibilidade do que a cadeira na Câmara.

Como perdeu uma secretaria importante, o PSDB, que tem dois vereadores no Legislativo, será compensado com o Desenvolvimento Social — pasta sempre cobiçada por parlamentares. Alexandre Matias recebeu o convite do prefeito e só falta ser anunciado.

A engenharia política da reforma envolve ainda quem substituirá os dois parlamentares na Câmara de Vereadores e como fica a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, de onde saiu Sylvio Zimmermann (PSDB) na semana passada. Zimmermann é o primeiro suplente tucano e pré-candidato a deputado federal. Ele ocupará a cadeira de Matias, pelo menos, até as convenções partidárias de julho. 

Continua depois da publicidade

Enquanto isso, o diretor Charles Schwanke responderá interinamente pelo Desenvolvimento Econômico — a nomeação foi publicada nesta segunda (4) no Diário Oficial. O PSDB deve indicar um nome para substituir Zimmermann, mas isso pode demorar a ocorrer. Talvez até outubro.

A cadeira de Lanzarin na Câmara será ocupada pela suplente Gisele Chirolli, atual diretora Nacional do Paradesporto, em Brasília, pasta do Ministério da Cidadania. Essa mudança, porém, também tem caráter temporário. Gisele é o nome natural para assumir a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência, que deve ser criada até junho, segundo apurou o colega Pedro Machado.

Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto no WhatsApp. Basta clicar aqui.

Leia também

Mário Hildebrandt fica sem gabinete na prefeitura de Blumenau

Obras em ruas de Blumenau atrasam por falta de trabalhadores

Morre em Blumenau o engenheiro Paulo França

O papel do prefeito de Blumenau na campanha de Carlos Moisés

Destaques do NSC Total