nsc
nsc

CONTÁGIO EM ALTA

Cidades vizinhas decretam medidas mais rigorosas contra o coronavírus do que Blumenau

Compartilhe

Evandro
Por Evandro de Assis
02/03/2021 - 07h56
Blumenau tirou setores da lista de proibições e flexibilizou medidas para outros
Blumenau tirou setores da lista de proibições e flexibilizou medidas para outros (Foto: Patrick Rodrigues, BD, Santa)

Cidades vizinhas a Blumenau decretaram, nesta segunda-feira (1º), medidas mais rigorosas contra o coronavírus do que as impostas pelo maior município da região. As regras de Apiúna, Ascurra, Gaspar, Guabiruba, Pomerode e Rodeio seguiram praticamente à risca a minuta de decreto discutida pelas 14 prefeituras ligadas à Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (Ammvi). Conforme a coluna antecipou na sexta-feira (26), as restrições atingem diversos ambientes, como restaurantes, bares, academias, parques e museus.

> Receba via Whatsapp as principais notícias de Blumenau e região.

> Blumenau decreta novas medidas restritivas contra a Covid-19.​​

Desde a semana passada, prefeitos do Médio Vale debateram a necessidade de restringir a circulação de pessoas para reduzir o número de infectados pela Covid-19. O objetivo era construir um decreto mais restritivo do que o estadual válido para os dias úteis e que valesse para todos os municípios. Mas a iniciativa morreu na casca de novo. Muitas prefeituras escolheram caminhos opostos.

Em julho do ano passado, tentativa semelhante acabou frustrada. Porém, naquela oportunidade foi Blumenau que pesou a mão nas restrições, enquanto municípios vizinhos flexibilizaram. Agora ocorre o inverso.

Os decretos dos seis municípios da região proíbem o funcionamento de mais setores (incluindo cinemas, museus e eventos sociais) e são menos flexíveis com salões de beleza, restaurantes e bares. Pomerode, por exemplo, determinou 21h como horário-limite para os restaurantes receberem clientes. Compare as regras por cidade no fim do texto.

Mas também há municípios vizinhos com restrições ainda mais frouxas. Indaial, por exemplo, decretou apenas o limite de uma pessoa por família nos supermercados. Timbó decidiu que não editará medidas municipais por enquanto. Ficará apenas com as do Estado.

Segunda cidade mais populosa da região, Brusque deve apresentar novas medidas à comunidade nesta terça-feira (2). O mesmo deve ocorrer com Botuverá. Rio dos Cedros, Benedito Novo e Doutor Pedrinho ainda não publicaram novos decretos.

Procurada pela coluna, a prefeitura de Blumenau informou que "na busca do equilíbrio e do apoio para o cumprimento das restrições, dialogamos com representantes de diversos segmentos da economia, que auxiliaram na consolidação de uma proposta que resguarde a população mas que permita a movimentação econômica de setores já devastados pela pandemia". O município também disse que as medidas precisam ser "passíveis de execução e fiscalização". E que salões de beleza não tiveram registro de aglomeração.

Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto no WhatsApp. Basta clicar aqui.

Medidas restritivas

Blumenau

- Academias, tabacarias e conveniências precisam fechar às 22h.

- Restaurantes e bares podem funcionar até 23h, mas devem receber os últimos clientes às 22h.

- Parques e praças fechados.

- Transporte coletivo para às 14h30min de sábado e só retorna na segunda-feira às 3h.

Apiúna, Ascurra, Gaspar, Guabiruba, Pomerode e Rodeio

- Restaurantes, lanchonetes e similares devem fechar às 22h. Em Pomerode, os estabelecimentos podem receber clientes até 21h.

- Academias, bares e tabacarias podem atender somente com 25% da capacidade, e devem fechar das 22h às 6h. Em Pomerode, os estabelecimentos podem receber clientes até 21h.

- Conveniências devem proibir o consumo de alimentos no local a partir das 22h. Em Pomerode, 21h.

- Uma pessoa por família nos supermercados.

- Controle de acesso em agências bancárias e lotéricas.

- Salões de beleza e clínica de estética devem atender com agendamento e uma pessoa por vez. Em Pomerode, só até 22h.

- Proibido o consumo de alimentos em velórios.

- Estão proibidos: esportes e eventos culturais coletivos, bibliotecas, museus, congressos, seminários, eventos sociais como casamentos, aniversários e confraternizações; eventos na modalidade drive-in, permanência em praças e parques.

Indaial

- Uma pessoa por família deve entrar nos supermercados.

Timbó

- O município não pretende decretar medidas além das que já foram impostas pelo Estado.

Ainda não decretaram medidas municipais

- Brusque, Botuverá. Benedito Novo, Doutor Pedrinho e Rio dos Cedros.

Evandro de Assis

Colunista

Evandro de Assis

Notícias e comentários exclusivos sobre o cotidiano de Blumenau e do Vale do Itajaí.

siga Evandro de Assis

Evandro de Assis

Colunista

Evandro de Assis

Notícias e comentários exclusivos sobre o cotidiano de Blumenau e do Vale do Itajaí.

siga Evandro de Assis

Mais colunistas

    Mais colunistas