Comércio, restaurantes, bares, igrejas, academias e serviços em geral podem atuar praticamente sem restrições municipais a partir desta sexta-feira (7) em Pomerode. Os decretos que previam medidas da prefeitura contra o coronavírus venceram na quinta (6) e não foram renovados pelo prefeito Ercio Kriek.

Continua depois da publicidade

> Clique aqui e receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp.

Permanecem suspensas apenas as atividades abrangidas pelo decreto estadual, como transporte coletivo e educação. Lojas e serviços de alimentação podem voltar a abrir em horário normal, inclusive à noite e aos fins de semana. Eles continuam obrigados a cumprir medidas preventivas, como o uso de máscaras e distanciamento entre os clientes.

Apenas as academias ainda permanecem funcionando sob restrições do município, que vigoram por tempo indeterminado. Esse dispositivo ainda em vigor prevê, entre outras medidas, aferição de temperatura, máximo de 30% da capacidade e interdição de vestiários. Também segue em vigor um decreto que obriga o uso de máscaras nas ruas.

O relaxamento das medidas para reduzir a circulação de pessoas ocorre no momento em que Pomerode registra o maior número de casos ativos em toda a pandemia de Covid-19. Na quinta-feira (6), eram 146 doentes em tratamento. Quatro pessoas morreram em decorrência da doença.

Continua depois da publicidade

— A gente conta com a colaboração de todos mesmo que não exista um decreto restringindo — confia o prefeito Ercio Kriek.

Segundo a prefeitura, no início da próxima semana a situação será reavaliada e novas regras podem ser decretadas, caso os números apontem para um crescimento de casos e internações. De acordo com Kriek, a decisão de não renovar de imediato os decretos é devido à situação do Médio Vale, que melhorou nos últimos dias.

Prefeitura e Associação Visite Pomerode (Avip) vêm promovendo uma campanha interna para adequar estabelecimentos como cafés, restaurantes, hotéis, pousadas e atrações turísticas aos tempos de pandemia.

Semanas atrás, Blumenau adotou postura mais rigorosa que as cidades vizinhas no combate à pandemia. Agora, conforme relaxa a contenção do vírus, o Médio Vale entende que pode fazer o mesmo.

Continua depois da publicidade

Comunicado oficial

Ainda nesta sexta-feira, após a publicação da nota na coluna, a prefeitura distribuiu um comunicado detalhando o que permanece em vigor:

AULAS: As aulas presenciais nas unidades das redes pública e privada de ensino, municipal, estadual e federal, relacionadas a educação infantil, ensino fundamental, nível médio, educação de jovens e adultos – EJA, ensino técnico e ensino superior, sem prejuízo do cumprimento do calendário letivo, ficam suspensas até o dia 07/09/2020.

POR PRAZO INDETERMINADO, FICAM SUSPENSAS AS SEGUINTES ATIVIDADES:

– a aglomeração de pessoas em qualquer ambiente, seja público ou privado, interno ou externo, para a realização de atividades de qualquer natureza, ressalvadas as atividades essenciais e as admitidas na forma regulamentada pelas normas sanitárias em vigor;

– a realização de festas, encontros e afins em residência com pessoas que ali não residam;

– as práticas esportivas e culturais coletivas, amadoras ou profissionais, em espaços privados, parques, praças, espaços públicos ou comunitários de lazer, quadras poliesportivas, playgrounds, clubes de caça e tiro, associações, clubes sociais, centros de tradições e similares;

Continua depois da publicidade

– o consumo de bebidas alcoólicas em vias e espaços públicos, bem como, no interior e arredores das lojas de conveniências situadas nos postos de combustíveis;

– as atividades em teatros, museus e casas noturnas;

– a realização de eventos, shows e espetáculos que acarretam reunião de público;

Esclarece ainda que, tendo em vista a entrada em vigor da Lei Estadual nº 17.974/20, os serviços de alimentação tais como restaurantes, lanchonetes, padarias e similares, reconhecidos agora como essenciais, voltam a funcionar de forma normal.

Essas atividades, bem como as demais autorizadas a funcionar, deverão sempre respeitar as medias de restrições impostas pela Secretaria de Saúde Estadual, principalmente o uso de máscaras, afastamento social e limitação de ingresso nos estabelecimentos na ordem 50% de sua capacidade.

Cabe destacar ainda que a recomendação que está em vigor é de apenas uma pessoa por família nos mercados, respeitando as limitações de capacidade de público previamente estipuladas.

Continua depois da publicidade

Parques e academias públicas seguem fechados. Academias particulares e afins, seguem as restrições e recomendações determinadas em decreto municipal anterior, nº 3857/20.

Para velórios, a determinação é que aconteçam respeitando o limite de 6 (seis) horas.

Correção

Até 18h05min desta sexta-feira (7), o título deste post informou que “todas” as medidas restritivas de Pomerode contra o coronavírus haviam sido retiradas. Na verdade, um dispositivo decretado pelo município para o setor de academias permanece em vigor. A versão acima já foi corrigida.