Comércio, turismo e empresas em geral reagiram com força ao projeto de lei na Câmara de Blumenau, revelado pela coluna, que quer proibir a abertura do comércio aos domingos. Manifestações indignadas, nesta quinta-feira (2), trataram o assunto como um despropósito. “Absurdo”, “maluquice”, “lamentável” e “balde de água fria” foram alguns dos termos usados para classificar a ideia do verador Jovino Cardoso (Solidariedade).
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp.
Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Associação Empresarial (Acib), Associação das Micro e Pequenas Empresas e Sindilojas lançaram nota conjunta em tom de repúdio. “É lamentável que um vereador da nossa cidade apresente um projeto que seja contrário ao desenvolvimento de Blumenau”, diz o texto.
Segundo as entidades, ideias como a de Jovino afastam investimentos do turismo e do comércio, setores que seriam responsáveis por 17% dos empregos e 22% das empresas da cidade.
“Sugerimos ainda que o vereador, antes de propor projetos absurdos como este, converse com a população e as entidades”, criticam as entidades.
Continua depois da publicidade
O presidente do Sindilojas, Emílio Schramm, em conversa com a coluna, classificou o projeto como “maluquice” e disse não acreditar que os demais vereadores possam concordar com ela.
O Conselho Municipal de Turismo lembrou das dificuldades que o comércio enfrentou durante os piores momentos da pandemia de Covid-19. E pediu a imediata retirada de pauta do projeto.
“Mostra total falta de sintonia com a realidade e as dificuldades que enfrentamos dia após dia e certamente não precisamos de mais esse balde de água fria”, diz a nota divulgada.
Vereador
Jovino Cardoso disse que conversou com trabalhadores antes de apresentar o projeto. Ele acredita que a comunidade se habituaria com o fechamento aos domingos em nome da qualidade de vida de todos. O mesmo parlamentar havia apresentado proposta semelhante em 2009, sem obter apoio suficiente.
Continua depois da publicidade
O projeto de lei foi recebido pelo Legislativo na sessão de terça-feira (31) e encaminhado à Comissão de Constituição e Justiça.
Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto no WhatsApp. Basta clicar aqui.
Leia também
Hospital de Blumenau tem mudança na gestão
Empresas de Blumenau descobrem 1% dos casos de Covid-19 na cidade
Sem critério, parlamentares de SC distribuem “Pix” para prefeituras; veja valores