nsc
nsc

HEGEMONIA QUEBRADA

Como o advogado Rodrigo Soethe levou a oposição à vitória na eleição da OAB Blumenau

Compartilhe

Evandro
Por Evandro de Assis
26/11/2021 - 10h25
Rodrigo Soethe (2º à E) teve apoio de ex-presidentes da subseção Blumenau
Rodrigo Soethe (2º à E) teve apoio de ex-presidentes da subseção Blumenau (Foto: Divulgação)

Quando as chapas à eleição da Subseção Blumenau da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) foram inscritas, a primeira análise — inclusive da coluna — era de que o candidato da oposição, Rodrigo Soethe, não teria vida fácil. Para chegar à vitória, na noite de quinta-feira (25), o advogado precisaria interromper a hegemonia do grupo que vinha comandando a Ordem nas últimas gestões e fazer frente a uma aliança entre alas de advogados antes adversárias na cidade. União que gerou descontentamentos e acabou impulsionando a candidatura oposicionista.

> Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp.

A atual presidente, Maria Teresinha Erbs, abriu mão da reeleição para concorrer a secretária-geral da OAB Santa Catarina — ela foi eleita na chapa vencedora de Cláudia Prudêncio. O arranjo interno para construir a sucessão, com a candidatura de Marcelo Duran, deixou sequelas no grupo que, em eleições recentes, votou em bloco.

A oposição percebeu o racha e atraiu apoios. Estavam com Soethe, por exemplo, os ex-presidentes César Wolff, Eliana Zimmermann e José Elvas de Aquino Neves. O eleito recebeu 947 votos contra 782 de Duran. Chamaram atenção também os 118 votos nulos e 93 brancos.

Soethe terá como vice, na gestão 2022-2024, a advogada Patrícia Ribas Athanázio Hruschka. A chapa vencedora também é formada pelo tesoureiro Harry Ern Júnior, a secretária-geral Adriane Gratsch Thiem e o secretário-geral-adjunto Everton Freygang.

— Todo mundo trabalhou muito, foi o grupo que ganhou. Os advogados estavam ansiosos por algo diferente, queriam ter uma opção. A gente deu essa opção — comemorou Soethe.

Os planos da gestão incluem incrementar a participação dos advogados em eventos e atividades na sede da OAB Blumenau. Soethe diz que pretende reduzir a dependência da Seccional, em Florianópolis, e gerir a entidade com maior autonomia, ouvindo os profissionais da região.

Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto no WhatsApp. Basta clicar aqui.

Leia também

Praça da prefeitura de Blumenau perde 21 árvores para dar espaço a restaurante

Blumenau terá concerto de Natal nas janelas de casarão histórico

Estudantes abandonam os ônibus em Blumenau e pesam na retomada do serviço

Faixa de mar em Florianópolis será batizada com o nome de um catarinense ilustre

Evandro de Assis

Colunista

Evandro de Assis

Notícias e comentários exclusivos sobre o cotidiano de Blumenau e do Vale do Itajaí.

siga Evandro de Assis

Evandro de Assis

Colunista

Evandro de Assis

Notícias e comentários exclusivos sobre o cotidiano de Blumenau e do Vale do Itajaí.

siga Evandro de Assis

Mais colunistas

    Mais colunistas