nsc
nsc

BICENTENÁRIO

Faixa de mar em Florianópolis será batizada com o nome de um catarinense ilustre

Compartilhe

Evandro
Por Evandro de Assis
22/11/2021 - 10h58 - Atualizada em: 22/11/2021 - 12h54
Estuário Fritz Müller vai da Beira-Mar Norte até a ponta do Saco Grande
Estuário Fritz Müller vai da Beira-Mar Norte até a ponta do Saco Grande (Foto: Reprodução)

Uma faixa de mar onde rios encontram a água salgada, em Florianópolis, será batizada com o nome de um catarinense ilustre. O Estuário Fritz Müller está prestes a ser oficializado em lei, que já foi aprovada pela Câmara de Vereadores da Capital e está à espera da sanção do prefeito Gean Loureiro (DEM). A área compreende toda a Beira-Mar Norte até a ponta do Saco Grande.

> Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp.

Fritz Müller, que terá os 200 anos de nascimento celebrados em 2022, viveu entre 1856 e 1867 na Praia de Fora, atual Beira-Mar Norte. Ele deixou a colônia Blumenau durante esse período para trabalhar como professor do Liceu Provincial, mas a temporada na então cidade de Desterro acabou ficando marcada pelas pesquisas com crustáceos que ajudaram Charles Darwin a comprovar a Teoria da Seleção Natural das Espécies. A maior parte dessas pesquisas ocorreu na área delimitada.

A ideia da lei partiu do geógrafo e botânico Marcelo Vieira Nascimento, que está escrevendo um livro sobre a passagem do naturalista pela Ilha. Ele deseja que, no futuro, o estuário dos rios Itacorubi e do Sertão seja relacionado a Fritz Müller da mesma maneira que o Arquipélago de Galápagos, no Equador, está conectado a Darwin.

Fritz Müller 200 Anos

Grupos organizados em Florianópolis e em Blumenau, com a participação de entidades e órgãos públicos, trabalham para organizar uma intensa programação, em 2022, para comemorar o bicentenário de Fritz Müller. Estão previstos o lançamento de livros, exposições e cerimônias oficiais. Entre as novidades está a tradução de cartas inéditas trocadas entre o naturalista catarinense e Darwin.

Fritz Müller nasceu na Alemanha, em 31 de março de 1822. Embora fosse um intelectual de extensa formação, emigrou para Santa Catarina em 1852 como colonizador. Ele naturalizou-se brasileiro e nunca mais deixou o Estado, onde produziu mais de 250 trabalhos científicos publicados em revistas nacionais e internacionais. Fritz morreu em 1897.

Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto no WhatsApp. Basta clicar aqui.

Correção

Até 13h50min a coluna informou a data de nascimento de Fritz Müller​ com o ano de 2022. O naturalista nasceu em 31 de março de 1822. A versão acima já está corrigida.

Leia também

Duplicação da BR-470 deixa a vida dos pedestres para depois

Acusado de matar engenheiro de Blumenau vai a julgamento em Curitiba

Escadaria do Frohsinn, em Blumenau, vai virar uma "cachoeira de concreto"

Vacinação no Brasil ultrapassa EUA e explica por que a Pfizer insistiu tanto

Evandro de Assis

Colunista

Evandro de Assis

Notícias e comentários exclusivos sobre o cotidiano de Blumenau e do Vale do Itajaí.

siga Evandro de Assis

Evandro de Assis

Colunista

Evandro de Assis

Notícias e comentários exclusivos sobre o cotidiano de Blumenau e do Vale do Itajaí.

siga Evandro de Assis

Mais colunistas

    Mais colunistas