Celebrações religiosas estão permitidas em Blumenau aos domingos. O decreto publicado na segunda-feira (20) pela prefeitura menciona que a proibição às concentrações no interior de templos vale de segunda-feira a sábado. Na prática, o novo documento levantou a proibição dominical, que estava em vigor desde o dia 13 de julho.
Continua depois da publicidade
Esse detalhe não foi mencionado na apresentação online feita pelo prefeito Mário Hildebrandt segunda de manhã. Só apareceu no texto do decreto propriamente dito.
A permissão das cerimônias aos domingos em templos contraria a minuta de decreto negociada entre os 14 prefeitos da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (Ammvi). É o segundo setor que Blumenau flexibiliza. O primeiro foi o de supermercados.
> Clique aqui para receber as últimas notícias de Blumenau e região pelo Whatsapp.
Seguem valendo para igrejas e templos as regras de convivência, como uso de máscaras, álcool em gel ou pia para higienização das mãos e distanciamento entre os fiéis. Também está em vigor a limitação de 30% da capacidade de público.
Continua depois da publicidade
Segundo a prefeitura, a flexibilização foi adotada porque as igrejas já haviam sido fechadas há mais tempo que os demais setores. A Diocese de Blumenau informou que promoverá as celebrações católicas apenas pela internet, apesar da decisão do município. O Sínodo da Igreja Evangélica de Confissão Luterana disse que as celebrações só serão retomadas em agosto.
A igreja Assembleia de Deus confirmou que promoverá cultos já no próximo domingo (26), em diversos horários, obedecendo às regras e cuidados exigidos.
 
				 
                                    