Restaurantes, bares, templos religiosos, academias, supermercados. A lista de atividades que serão atingidas por medidas de isolamento social no Médio Vale do Itajaí crescerá a partir desta segunda-feira (20), quando prefeitos anunciarão novos decretos. As medidas são consensuais entre os 14 municípios ligados à Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (Ammvi), mas os prefeitos que desejarem podem tomar medidas ainda mais restritivas.
Continua depois da publicidade
ATUALIZAÇÃO: Blumenau vai fechar shoppings, comércio, bares, restaurantes e academias por sete dias
A minuta de decreto acertada entre os prefeitos tenta reduzir a velocidade de contágio do novo coronavírus, que na noite de domingo provocou a lotação dos leitos de UTI que haviam sido reservados nos hospitais da região.
> Clique aqui para receber notícias de Blumenau e região direto no seu WhatsApp.
Ainda não haverá um lockdown, mas mesmo comércios e restaurantes, até aqui poupados por prefeitos e governo do Estado, terão restrições de funcionamento à noite e nos fins de semana.
Continua depois da publicidade
Medidas restritivas
– Suspensão da circulação de veículos de fretamento para transporte de pessoas, exceto nos casos expressamente autorizados pelo órgão responsável.
– Paralisação das atividades de academias, clubes sociais e afins.
– Suspensão de missas e cultos em igrejas ou templos.
– Comércio de rua só poderá funcionar entre 8h e 18h, de segunda a sexta, e de 8h às 12h, aos sábados.
– Restrição de funcionamento de lanchonetes, cafeterias, padarias, confeitarias, bares, tabacarias, adegas e similares. De segunda a sexta-feira, até as 19h. Após este horário e aos fins de semana, somente delivery ou entrega no balcão.
– Restaurantes deverão funcionar de segunda a sexta-feira até as 20h e, após este horário e durante o final de semana, deverão funcionar apenas por delivery ou balcão.
Continua depois da publicidade
– Conveniências de postos de combustíveis e estabelecimentos comerciais em geral deverão encerrar as atividades às 23h
– Conveniências de postos de combustíveis 24 horas poderão permanecer abertas apenas para pagamento de produtos, ficando vedado o consumo e a permanência no local.
– Fica proibida a aglomeração de pessoas em qualquer ambiente.
– Proibida a permanência de pessoas e as práticas esportivas e culturais coletivas, amadoras ou profissionais, em espaços privados ou públicos.
– Vetada a realização de festas em residência com pessoas que não as moradoras do domicílio.
– Proibido o consumo de bebidas alcoólicas no interior e arredores das lojas de conveniências situadas nos postos de combustíveis.
Continua depois da publicidade
– Ficam suspensas atividades em cinemas, teatros, museus e casas noturnas; e a realização de eventos, shows e espetáculos que acarretam reunião de público.
– Velórios deverão ter duração máxima de seis horas, limitando-se a permanecer apenas 10 pessoas por vez.
– Limitação de entrada em 30% da capacidade de público nos estabelecimentos que comercializam gêneros alimentícios, como supermercados.
Medidas específicas para Blumenau foram anunciadas nesta segunda-feira. As medidas são mais restritivas que as dos municípios vizinhos.
Continua depois da publicidade