nsc
nsc

TIME LAPSE

Desmontagem de antigo órgão de igreja em Blumenau leva 60 horas; veja o vídeo acelerado

Compartilhe

Evandro
Por Evandro de Assis
21/08/2021 - 07h37
Instrumento de tubos veio do Rio de Janeiro em 1933
Instrumento de tubos veio do Rio de Janeiro em 1933 (Foto: Divulgação)

Operários de uma empresa especializada levaram 60 horas para desmontar o antigo órgão de tubos da Igreja Luterana do Espírito Santo, no Centro de Blumenau. O templo concluído em 1877 e tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) passa por uma ampla reforma, desde o telhado até a mobília. Para que as obras possam avançar, o instrumento que ressoa no ambiente da paróquia precisou ser retirado, peça a peça, e guardado. O trabalho foi sintetizado em um vídeo de três minutos (veja no fim do texto).

> Receba notícias de Blumenau e do Vale por WhatsApp. Saiba como

O órgão está no local desde 1933. Foi um dos primeiro do tipo construídos no Brasil pela firma Guilherme Berner, no Rio de Janeiro. Entre 1994 e 2007, o velho instrumento musical silenciou, à espera de uma restauração. Ele voltaria a ser usado em celebrações religiosas e concertos a partir de 2009.

São ao todo 1.181 tubos que precisaram ser retirados um a um do alto da igreja. A consola, como é chamada a mesa de comando do órgão, será levada para a empresa responsável pela operação, que fica em Porto Alegre. Lá passará por novo restauro, com a substituição de peças que virão Alemanha.

Restauração

A primeira fase da restauração da paróquia luterana começou em julho e deve estender-se até o fim do ano. Além do órgão e dos vitrais, que foram levados para o Rio de Janeiro, o trabalho está concentrado na estrutura do telhado. Segundo o pastor Milton Jandrey, devido ao comprometimento da maior parte da madeira, decidiu-se por trocar toda a cobertura, o que deve encarecer o custo total do restauro, inicialmente orçado em R$ 4,3 milhões.

Numa segunda etapa, o restauro será na parte exterior: drenagem, acessibilidade, reboco e madeirame. Por último, serão refeitos os sistemas elétrico, de som, iluminação, pintura interna e restauração do mobiliário.

Time lapse

Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto no WhatsApp. Basta clicar aqui.

Blumenau faz ajustes em sinaleira para reduzir filas no Centro

Blumenau planeja desativar central da Covid-19 na Vila Germânica

Vacinação contra a Covid-19 chega aos 18 anos de idade no Vale do Itajaí; Blumenau vai aos 25

Após apagão de janeiro, Blumenau recupera monitoramento de cheias do rio Itajaí-Açu

Evandro de Assis

Colunista

Evandro de Assis

Notícias e comentários exclusivos sobre o cotidiano de Blumenau e do Vale do Itajaí.

siga Evandro de Assis

Evandro de Assis

Colunista

Evandro de Assis

Notícias e comentários exclusivos sobre o cotidiano de Blumenau e do Vale do Itajaí.

siga Evandro de Assis

Mais colunistas

    Mais colunistas