nsc
nsc

VIRADÃO DA VACINA

Vacinação contra a Covid-19 chega aos 18 anos de idade no Vale do Itajaí; Blumenau vai aos 25

Compartilhe

Evandro
Por Evandro de Assis
19/08/2021 - 08h59 - Atualizada em: 19/08/2021 - 09h13
Blumenau alega que continua preenchendo os agendamentos da faixa etária até 26 anos
Blumenau alega que continua preenchendo os agendamentos da faixa etária até 26 anos (Foto: Patrick Rodrigues, BD, SAnta)

Três cidades do Vale do Itajaí anunciaram a abertura da vacinação contra a Covid-19 para toda a população com mais de 18 anos a partir de sábado (21). Essa é a faixa etária alvo da campanha e, conforme a meta do Estado, deve ser toda inoculada com a primeira dose até o fim de agosto. Itajaí, Brusque e Rio do Sul pularam a escada etária e passam a vacinar sem a separação por grupos. Blumenau agenda nesta quinta-feira (19) doses para moradores com 25 anos ou mais, que serão aplicadas na sexta e no sábado.

> Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp.

A promessa de novas doses vindas do Ministério da Saúde animou a prefeitura de Itajaí, que promete um Viradão da Vacina neste sábado (21). Serão 10 mil aplicações no Centreventos a partir das 13h e atravessando a madrugada até 13h de domingo. Não é preciso agendar. Quem estiver esperando na fila ainda poderá ouvir bandas locais e DJs. O objetivo é atrair os jovens, mas quem é de outras faixas etárias e ainda não se vacinou deve procurar a primeira dose agora.

Em Brusque, o site do município abriu agendamento para vacinar moradores com mais de 18 anos no sábado, das 8h às 18h. Mesmo com a agenda, o atendimento será no formato drive thru, dentro do estacionamento do Pavilhão da Fenarreco. Segundo a prefeitura, a ação é possível porque o Estado confirmou a chegada de 2,5 mil doses e indicou o envio de mais 2,4 mil na próxima semana para prosseguir com a campanha.

Rio do Sul abriu 3 mil vagas para quem tem mais de 18 anos. A aplicação das doses será no sábado, no Centro de Eventos Hermann Purnhagen. O cadastramento começa nesta quinta, às 12h. Gaspar fará um drive thru nesta sexta-feira (20) para quem tem mais de 20 anos de idade, das 8h às 15h, na Arena Multiuso.

Apesar do avanço, Blumenau, o município mais populoso do Vale do Itajaí, continua com a estratégia de vacinar devagar e sempre. Conforme a assessoria de comunicação do municípío, a redução da faixa etária mínima obedece à demanda. O agendamento para pessoas com mais de 26 anos, válido até quinta-feira, foi todo preenchido. Foram 4,8 mil inscritos para dois dias. 

— Antes de diminuir a idade para novos agendamentos é preciso avaliar se a demanda está sendo atendida naquele momento, considerando a cobertura vacinal das idades. Não se trata de uma competição pra ver qual cidade baixa a idade primeiro — avaliou a vice-prefeita Maria Regina de Souza.

Um novo agendamento, para pessoas com 25 anos ou mais, será anunciado nesta quinta para vacinação na sexta e no sábado.

Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto no WhatsApp. Basta clicar aqui.

Leia também

Após apagão de janeiro, Blumenau recupera monitoramento de cheias do rio Itajaí-Açu

Duplicação da BR-470: SC precisou pagar até para doar dinheiro a Brasília

Moisés oferece mais R$ 100 milhões à BR-470 para solucionar impasse com DNIT

Depois dos radares, Câmara de Blumenau avalia fim das multas emitidas com câmeras

Evandro de Assis

Colunista

Evandro de Assis

Notícias e comentários exclusivos sobre o cotidiano de Blumenau e do Vale do Itajaí.

siga Evandro de Assis

Evandro de Assis

Colunista

Evandro de Assis

Notícias e comentários exclusivos sobre o cotidiano de Blumenau e do Vale do Itajaí.

siga Evandro de Assis

Mais colunistas

    Mais colunistas