Uma nova empreiteira assumirá parte da duplicação da BR-470 no Lote 3, em Blumenau. Segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), devido a dificuldades financeiras, a Sulcatarinense, responsável pelo trecho, será autorizada a subcontratar a Planaterra para acelerar os trabalhos. A informação consta de um ofício enviado à Câmara Municipal em resposta a requerimento do vereador Adriano Pereira (PT).

Continua depois da publicidade

​> Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp.

O lote de Blumenau é o mais curto dos quatro, com apenas 12,9 quilômetros. Mas atravessa a área urbana do município e tem gargalos como os viadutos da Fortaleza e do Badenfurt. Após nove anos de contrato, menos de 40% do trabalho está pronto.

A Sulcatarinense, que venceu a licitação para construir os lotes 3 e 4, passou por uma recuperação judicial e, conforme o DNIT, permanece com “sérios problemas financeiros para conduzir as obras”.

No início do ano, o movimento de máquinas e trabalhadores em Blumenau tornou visível um incremento no ritmo dos trabalhos. Um dos pontos prioritários era a região do túnel da Rua Samuel Morse, na Fortaleza. Mas neste mês de julho a situação é outra, com o leito da rodovia quase vazio. 

Continua depois da publicidade

À Câmara, o DNIT informou que a nova empresa já está ocupando o canteiro de obras e deve reiniciar os trabalhos em agosto. A Sulcatarinense passaria a concentrar-se no lote 4. Questionado pela coluna, o órgão federal disse que não se manifestaria.

A Planaterra, de Chapecó, já atua na duplicação da BR-470 no Lote 1, em outro subcontrato, desta vez com o consórcio Azza/Sogel, que também enfrentou dificuldades. Desde que o reforço chegou e o governo do Estado injetou dinheiro na obra, o trecho de Navegantes deslanchou.

Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto no WhatsApp. Basta clicar aqui.

Leia também

Projeto cria cargos comissionados na prefeitura de Blumenau

“Não vejo esperança de termos futebol no Sesi em 2023”, diz prefeito de Blumenau

Autoridades de SC assinam carta em defesa da democracia

Empresa de TI de Blumenau inaugura sede própria e deixa o Centro de Inovação