A cúpula do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) em Brasília está em Santa Catarina nesta quarta-feira (11) visitando obras. O diretor-geral, Antônio Leite dos Santos Filho, acompanhado de outros dois diretores e do novo superintendente regional Alysson Andrade, percorreu a duplicação da BR-470. Na quinta, fará o mesmo na BR-280, saindo de Jaraguá do Sul.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp.
A visita ao Estado ocorre na semana em que foi exonerado o superintendente titular em SC, Ronaldo Carioni Barbosa. Andrade é o substituto interino. Entre os motivos da troca estaria o excesso de más notícias sobre as obras em rodovias federais no Estado, que geram desgaste político. Em Brasília, esperava-se maior firmeza da superintendência para defender a atuação do órgão.
Santos Filho e os diretores de Brasília chegaram ao Aeroporto de Navegantes no fim da manhã. De lá subiram a BR-470 parando em alguns pontos, como na construção de um viaduto em Gaspar. Viram uma obra que avança, nos lotes 1 e 2, mas com dinheiro do governo do Estado. Em 2022, o governo federal só aplicou R$ 8,5 milhões na BR-470, valor que pagou desapropriações. Para obras, nem um real veio até agora.
Ao saber da presença sem aviso da cúpula do DNIT em Santa Catarina, entidades empresariais produziram um convite-manifesto em que pedem a Santos Filhos para ver in loco pontos críticos acima da duplicação, como a ponte em estado precário de Ibirama e a ponte interditada sobre o Rio das Pombas, em Pouso Redondo.
Continua depois da publicidade
Segundo a assessoria do DNIT, a visita tem caráter técnico e estendeu-se pelos quatro lotes da duplicação. Ou seja, até Indaial.
Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto no WhatsApp. Basta clicar aqui.
Leia mais
Novo bar em Blumenau ocupará servidão onde nasceu a feirinha
Investigação sobre o Natal em Blumenau é concluída sem encontrar fraude
Fotos da Prainha após enchente em Blumenau revelam tamanho do estrago